Boa Esperança inicia venda dos convites da Vaca Atolada na próxima semana

A prefeitura de Boa Esperança anunciou o início da venda dos convites da 25ª Festa da Vaca Atolada a partir da próxima terça-feira (15). Serão apenas dois pontos de venda: na prefeitura da cidade e na empresa Ovídio Pneus, em Campo Mourão. O almoço com o prato típico será servido no dia 27 deste mês a partir das 11h30 no Clube Recreativo do município. Cada convite custa R$ 160,00. E detalhe: o pagamento será somente em dinheiro. A festa será realizada com apoio da Câmara Municipal.

Os convites para o almoço são limitados. Em 2024, para se ter ideia, os ingressos se esgotaram em menos de uma semana depois de serem colocados à venda. O prefeito de Boa Esperança, Joel Buscariol, e o vice-prefeito, Carlinhos Donato, lembraram que este ano a festa do prato típico terá um significado especial para Boa Esperança, pois estará comemorando o Jubileu de Prata.

“É com muito carinho que anunciamos o evento mais aguardado do ano, a tradicional Festa da Vaca Atolada, que em 2025 celebra seu Jubileu de Prata”, falaram Buscariol e Donato, ao destacarem o empenho dos demais gestores que passaram pelo município em manter a tradição. “Cada prefeito e cada comissão organizadora que mantiveram a tradição e superação deste evento a cada ano têm a sua contribuição para o sucesso que a festa é hoje”, reconheceram.

A Vaca Atolada é o prato típico mais apreciado da Comcam. Leva pelo menos 17 ervas diferentes e temperos adicionados à receita para realçar o sabor. A aceitação do prato é tão boa na região que os convites para o almoço costumam se esgotar em dois ou três dias após serem colocados à venda.


A iguaria

A receita da Vaca Atolada leva cerca de 30 ingredientes para o preparo. O prato é preparado durante 12 horas, consiste em cozinhar a costela e o músculo (cortados em quadrados de 4 cm) desossados com bacon e linguiça calabresa defumada.

Durante o processo de cozimento, é acrescentada a cada etapa a mandioca e a mandioquinha. O segredo deste prato está em não permitir que as mandiocas cozinhem a ponto de virarem purê misturado com a carne. Assim, quando o prato está pronto, cada ingrediente é facilmente identificado.

Esta mistura de sabores é enriquecida com o sabor e o aroma de pelo menos dezessete ervas. O prato tem como acompanhamento salada de chicória ao vinho, salada de vagem e cenoura, farinha de mandioca temperada, molho de pimenta, pão francês e arroz branco.