Caminhos do Peabiru é tema de atividade escolar no município de Fazenda Rio Grande
A Rota Caminhos do Peabiru foi tema de uma atividade escolar nesta semana no Colégio Estadual Olindamir Merlin Claudino, no município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação contou com uma palestra do historiador de Peabiru, Arléto Pereira Rocha, e atividades de escrita criativa com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
Os alunos, com idades entre 11 e 12 anos, receberam informações sobre o histórico dos Caminhos do Peabiru e sobre sua importância para a formação territorial e cultural da região. O conteúdo integrou áreas como História, Geografia e Cultura.
Durante sua apresentação, Rocha explicou a origem das trilhas, sua utilização por povos indígenas e os motivos pelos quais o caminho não é mais visível, devido ao avanço da agricultura, pecuária, áreas urbanas e obras de infraestrutura. Ele também destacou o trabalho do município com o apoio do Governo do Estado para resgatar a rota e transformá-la em atrativo econômico para os municípios envolvidos.
Rocha faz parte do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru e participou das 11 oficinas de mapeamento realizadas nas regiões que compõem o trajeto. Ele destacou que levar o conteúdo aos jovens é fundamental para ampliar o conhecimento sobre o valor histórico e arqueológico da rota.
Caminhos do Peabiru
Os Caminhos do Peabiru formam uma rede de trilhas com mais de 3 mil anos, conectando o Oceano Atlântico ao Pacífico e passando por Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru. O trajeto original foi usado para deslocamento, comércio e práticas religiosas. No Paraná, a rota atravessa o Estado de leste a oeste e inclui 97 municípios.
A primeira versão do traçado foi consolidada em outubro, após reuniões técnicas com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec/UEM) e representantes de órgãos estaduais. Cidades participantes realizaram consultas públicas e encaminharam sugestões para ajustes finais do percurso.

