Campanha iniciada há 5 cinco anos já mudou o visual de Janiópolis
Terrenos baldios cheios de lixo, matagal, ruas sujas, bueiros entupidos, falta de espaços adequados para pedestres, erosões, sucatas de carros nas ruas eram alguns dos problemas urbanos que Janiópolis enfrentava. Incomodado com a situação, há quase cinco anos o vereador José Cláudio do Prado, o popular “Pé de Boi”, encabeçou uma campanha para tentar mudar ou pelo menos amenizar essa realidade.
Segundo ele, a aprovação de leis, investimentos públicos e um trabalho de conscientização da população já mudou a “cara” da cidade. “Ainda temos muito o que evoluir porque isso passa pela mudança de cultura, mas os avanços já podem ser vistos por quem já visitou e hoje visita Janiópolis”, afirma o vereador.
Um dos exemplos citados por ele é o índice de dengue na cidade. “Enquanto cidades da região enfrentam epidemia estamos com dois casos importados”, comparou o vereador. Nesta sexta-feira (10), foram retomados os serviços de recape de ruas, outro projeto para melhorar a cidade. O investimento de R$ 2 milhões financiados pelo governo do Estado inclui também pavimentação da entrada da cidade, que foi feita no fim do ano.
“Já estão aprovados mais R$ 2 milhões de financiamento para continuar o serviço de recapeamento e com isso acredito que vamos deixar quase toda a malha viária recuperada, que estava bastante comprometida”, disse o prefeito Ismael Dezanoski, ao lembrar que o projeto inclui a sinalização horizontal e vertical das ruas.
O vereador Pé de Boi lembra que há cinco anos foram realizadas oficinas participativas e audiências públicas para discutir um projeto de melhoria do visual da cidade. Reunimos os poderes públicos, técnicos especializados, lideranças religiosas, clubes de serviços, comércio e a sociedade em geral para debater e buscar soluções”, explicou.
Uma comissão na Câmara também foi formada para elaboração de leis que até então não existiam. “Não tínhamos fiscal de código de posturas nem lei que punisse quem não fizesse limpeza. Fizemos uma pesquisa junto a população para eleger prioridades”, disse o vereador. A partir de então foram estabelecidas normas sobre limpeza de terrenos, construção de calçadas e muros em terrenos.
“Também não havia legislação sobre animais errantes e trabalhamos esse problema. Na próxima semana deve começar um programa de castração”, disse ele, ao acrescentar que também foram regulamentados serviços como coleta de entulhos e lixo, produção de mudas no viveiro com espécies adequadas para cidade e multa para quem mantiver sucatas de veículos abandonadas em vias públicas.
“Trabalhamos bastante a conscientização da população, dentro da teoria que se uma pessoa faz bem feito a outra também vai fazer. Enfrentamos muita resistência, mas conseguimos muitos avanços”, reforça o vereador, ao lembrar que o novo aspecto visual da cidade tem ajudado, inclusive, a fomentar o mercado imobiliário.

