Carreta do Conhecimento oferece cursos gratuitos para Engenheiro Beltrão
A população de Engenheiro Beltrão terá a oportunidade de participar dos cursos do programa Carreta do Conhecimento, projeto do Governo do Estado em parceria com a Volkswagen e Senai-PR. A unidade móvel estará no município a partir da próxima quarta-feira (3 de setembro).
Serão oferecidos os cursos profissionalizantes de panificação e confeitaria, em frente ao Polo de Apoio Presencial. Interessados podem procurar a Agência do Trabalhador do município para a inscrição.
Para Engenheiro Beltrão, estão sendo ofertadas 40 vagas para os dois cursos. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e à noite. Cada participante receberá uma bolsa no valor de até R$ 1.008,00 durante o curso.
O prefeito da cidade, Adalmir José Garbim Júnior, comentou que os cursos do projeto são importantes para capacitar a população, oportunizando a entrada no mercado de trabalho. Segundo ele, principalmente nos municípios menores, uma das maiores dificuldades dos gestores é a geração de emprego. “Estes cursos vêm justamente para ajudar nesta demanda. É muito importante a participação dos moradores”, destacou.
Além da capacitação, os participantes que quiserem serão orientados a solicitar o MEI (Microempreendedor Individual) e, junto ao Fomento Paraná, buscar recursos para ter acesso a linhas de crédito para financiar seus negócios.
Ainda conforme Júnior, a busca pelo emprego tem que começar pela capacitação. Ele lembrou que isso, hoje, é exigência do mercado. “Sem preparo, dificilmente o candidato irá conseguir a vaga”, afirmou, ao comentar que a capacitação é o “primeiro passo” na vida de quem busca uma vaga de trabalho. De acordo com o cronograma, cada curso tem 80 horas de duração.
O Projeto
O Projeto Carreta do Conhecimento faz parte do Programa Paraná Competitivo, firmado entre o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, e a Volkswagen do Brasil. Foi criado em 2013. Desde então, foram mais de 300 localidades atendidas e mais de 20 mil vagas disponibilizadas a toda a população.
Os cursos têm a carga horária de 80 horas cada, incluindo na grade formativa 8 horas de conteúdo complementar comum a todos os cursos de preparação do aluno para o mercado de trabalho, permitindo aos alunos reconhecer as características e os desafios do mundo do trabalho, identificar oportunidades de trabalho compatíveis com suas habilidades pessoais, entender a importância do autodesenvolvimento a fim de manter a empregabilidade, entre outras.

