Colheita do milho safrinha já começou na região Comcam

Mesmo que de forma ‘tímida’, os produtores rurais já iniciaram a colheita do milho safrinha em algumas áreas da Comcam. De acordo com relatório do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado a Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, entre 1% a 2% da área foi colhida até o momento.

As regiões onde iniciaram os trabalhos de colheita são em Ubiratã, Juranda e Campina da Lagoa, onde a safra é planta mais cedo. De acordo com o levantamento do Deral, 55% da cultura está na fase de maturação, 40% frutificação e 5% florescimento. As áreas já colhidas apresentaram uma boa produtividade, disse o engenheiro agrônomo, Edilson de Souza e Silva, do Deral de Campo Mourão.

No Paraná, cerca de 1% do milho safrinha já foi colhido. Do restante, 18% já estão em maturação, 52% em frutificação, 24% em floração e 6% segue em descanso vegetativo. Desse montante, 88% está em condições boas, 11% em média e 1% em condições ruins. Já no milho de primeira safra, 97% da área já foi colhida no estado, com 100% do restante já em maturação. Além disso, 87% do total apresentam boas condições no momento, 11% médias e 2% ruins.

Apesar das boas expectativas para a safrinha de milho, algumas áreas na região já apresentam perspectiva de quebra na produção do cereal. Conforme o Deral, 75% da área estão em boas condições na Comcam e 25% em médias. A falta de chuva nas últimas semanas afetou áreas localizadas prejudicando o potencial produtivo da cultura. Os danos mais significativos foram registrados nas regiões de Araruna, Peabiru, e Terra Boa.

A safra 2018/2019 de milho safrinha na Comcam teve um crescimento de 3% ante a safra 2017/2018. No ano passado a área com a cultura foi de 326 mil hectares (há) enquanto este ano é de 335,5 mil há. O volume de produção projetado é de 1,9 milhão de toneladas contra 1,7 milhão em 2018.

No Paraná a área total estimada é de 2,2 milhões de hectares. A expectativa de produção é de 12,7 milhões de toneladas de milho, um aumento de quase 40% em relação a safra em igual período do ano passado, quando o volume colhido atingiu 9,1 milhões de toneladas.