Com 93 funcionários contaminados com Covid-19, abatedouro de aves afasta 800 trabalhadores

Com 93 funcionários, moradores de várias cidades da região, contaminados com o novo coronavírus (Covid-19) no abatedouro de aves Avenorte, da cidade de Cianorte, distante 74 quilômetros de Campo Mourão, a empresa afastou entre esta quarta e quinta-feira, dias 3 e 4, 800 trabalhadores de sua planta frigorífica. 

A medida tem como objetivo, diminuir a disseminação do vírus na empresa,  que enfrenta um surto da doença. A TRIBUNA tentou contato com a assessoria de imprensa do abatedouro, mas sem sucesso.  De acordo com informações publicadas pelo jornal local de Cianorte, “Tribuna de Cianorte”,  o anúncio do afastamento dos funcionários foi confirmado pelo sócio da empresa, Claudemir Bongiorno, que é prefeito da cidade. 

“Fizemos isso por medida de segurança. Esses 800 não estão contaminados, mas ficarão em casa por 14 dias. Graças a Deus nenhum trabalhador teve complicação até o momento. Estamos fazendo de tudo para enfrentar o problema da melhor maneira possível”, declarou Bongiorno. 

Segundo ele, a empresa montou um plano emergencial de enfrentamento ao vírus, equipes estão monitorando todos estes trabalhadores afastados. “Temos até barracas nas entradas pra fazer todos os cuidados de segurança”, informou Bongiorno. 

Trabalhadores de cidades da Comcam, como Moreira Sales, por exemplo, tiveram moradores infectados no abatedouro. De acordo com informações divulgadas pelo prefeito da cidade, Rafael Brito do Prado, somente nesta semana quatro pessoas da cidade, que trabalham no frigorífico, positivaram para Covid-19. A linha que faz o transporte dos trabalhadores para o frigorífico foi interrompida temporariamente pela prefeitura para evitar a disseminação de coronavírtus.  Até o momento, Cianorte contabiliza 90 casos confirmados de Covid-19, um dos casos evoluiu para óbito.