Com programação diversificada, Farol abre a Expofar nesta quinta-feira
Com uma vasta programação diversificada, a prefeitura de Farol abre a Expofar 2025 nesta quinta-feira (18). O evento, que acontece no Parque de Exposições Natal Pessuti, prossegue até o sábado (20). “Programamos a festa priorizando o bom atendimento de todos os visitantes”, disse o prefeito da cidade, Oclecio Meneses.
A programação contará com atrações culturais, barracas de alimentação, parque de diversões, rodeio em touros, prova dos três tambores e exposição da agricultura familiar, entre outras atividades. A entrada será gratuita em todos os dias da festa.
O prefeito destacou que várias melhorias foram realizadas no parque, como limpeza geral do local, pinturas, entre outros. Durante os festejos, a segurança pública será reforçada para a tranquilidade dos participantes. A expectativa da organização é receber mais de 15 mil visitantes durante os três dias de festa.
Programação
Nesta quinta-feira (18), a abertura terá show da dupla Barreto e Campo Grande. Na sexta-feira (19), quem sobe ao palco é a dupla Ícaro e Gilmar. O encerramento, no sábado (20), terá show do Grupo Traia Véia.
Meneses ressaltou que, além do reforço da Polícia Militar (PM), a administração municipal contratou segurança privada para assegurar a tranquilidade do público. “Convidamos toda a região a participar conosco deste grande momento”, frisou Meneses.
Farol
O município de Farol completou 32 anos de emancipação político-administrativa no último dia 24 de junho. A cidade tem uma população estimada em 2.994 habitantes, segundo Censo de 2025 do IBGE.
A colonização de Farol ocorreu a partir de 1938, pelo pioneiro Silvério Quintino Ribeiro, na comunidade rural de Alto Boa Vista e em meados de 1942, quando chegaram à região, vindas do Sul do Estado, as famílias de Manoel Soares de Lima e Antônio Dutra.
Os pioneiros derrubaram a mata onde hoje se localiza a sede municipal de Farol. Em 1948 já existia um pequeno povoado, que ganhou o nome de Pinhalão D’Oeste, denominação efetivamente geográfica. Em 1955, a comunidade foi elevada à categoria de distrito de Campo Mourão, com a denominação de Farol. A origem do nome deve-se ao fato do cruzamento das estradas de Campo Mourão/Farol, e Campo Mourão/Boa Esperança. Contam os pioneiros que no entroncamento destes caminhos às margens do atual Rio Farol, existia uma placa de indicações dos principais rumos a tomar, como se fosse um farol para os navegantes se orientarem nas direções devidas, o que originou o nome Rio Farol, e depois município de Farol.
Em 1989 foi constituída uma comissão pró-emancipação, presidida por Gentil de Lima Costa e, em 23 de junho de 1991 aconteceu o plebiscito, onde a população aprovou a proposta de tornar o distrito em município. A data do plebiscito foi escolhida para marcar o aniversário, embora a lei estadual criando o município tenha sido aprovada em 25 de outubro. A instalação oficial ocorreu em 1º de janeiro de 1993. O primeiro prefeito do município foi Gilmar Cardoso.

