Com três dias de festa, Araruna divulga programação de aniversário

O município de Araruna divulgou a programação oficial das festividades em comemoração aos 71 anos de emancipação política do município. Será de 28 a 30 de novembro. A festança será realizada em uma estrutura montada no centro da cidade. O aniversário de Araruna é celebrado no dia 29 do mesmo mês.

De acordo com a programação divulgada pela prefeitura, a comemoração terá três dias de festa, com shows gratuitos na praça central, reunindo artistas de renome nacional. A programação será aberta na sexta-feira (28), com show da dupla Bruno & Barretto. No sábado (29), quem sobe ao palco é a dupla Mariana & Mateus. Já no domingo (30), o encerramento da programação terá show com Pedro Paulo & Alex.

Durante todos os dias de festa haverá animação com DJ Testinha. O público terá ainda à disposição barracas de alimentação e brinquedos infláveis para a criançada.

O prefeito do município, Gustavo França, lembra que os shows terão entrada franca. Segundo ele, a expectativa da organização é reunir grande público nas três noites de festa. “Além dos shows, estão previstas atrações locais, praça de alimentação e segurança reforçada durante toda a programação”, afirmou.

Capital da mandioca

Conforme dados de 2025 do IBGE, Araruna tem uma população estimada em 14.894 habitantes. A cidade já foi considerada a capital da mandioca, com cerca de 20 farinheiras instaladas no município. Atualmente mantém cerca de 10, incluindo algumas em distritos e comunidades vizinhas. O município tem também um parque industrial significativo, gerando milhares de empregos pela região.

Conta a história que o território onde se encontra Araruna foi palco de inúmeras incursões castelhanas logo após o descobrimento do Brasil, já que, a partir deste período, os padres jesuítas fundaram e mantiveram por longo período suas famosas reduções.

Um trecho onde se localiza a sede do município teria sido cortado por um dos ramais do Caminho do Peabiru, uma trilha pré-cabralina criada e utilizada por povos indígenas, que ligava o Chaco, no Paraguai, ao litoral brasileiro. Em virtude dessa estreita ligação com essa rota milenar, o pequeno e antigo povoado ararunense era conhecido como Caminho do Peabiru.

Em 27 de janeiro de 1951, o povoado de Araruna foi elevado à categoria de Distrito Administrativo de Peabiru. Finalmente, em 26 de novembro de 1959, por meio da Lei Estadual nº 253, foi criado o município de Araruna. A instalação, contudo, se deu em 29 de novembro de 1955, tendo como primeiro prefeito Darvino Batista Guimarães.

Programação dos shows

Sexta-feira, 28/11 – Bruno & Barretto
Sábado, 29/11 – Mariana & Mateus
Domingo, 30/11 – Pedro Paulo & Alex