Comcam: epidemia de dengue leva mais uma prefeitura a decretar emergência

O prefeito Pedro Antonio de Oliveira Coelho decretou situação de emergência em saúde pública em razão da epidemia de dengue na cidade de Goioerê, distante 73 quilômetros de Campo Mourão. A medida foi estabelecida pelo prazo de 180 dias (6 meses), para fins de enfrentamento à doença. No início deste mês, o prefeito de Engenheiro Beltrão, Adalmir José Garbim Junior, já havia decretado emergência, só que devido ao aumento do número de casos de chikungunya. Ambas as doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

No caso de Goioerê, o decreto Nº 9.304/2025, publicado no Diário Oficial Eletrônico do município, cita que a cidade já tem 143 casos confirmados por sorologia e 131 confirmados por critério clínico e epidemiológico, totalizando 274 positivos, e 137 pacientes aguardando resultado de exames para confirmação do diagnóstico. A cidade tem uma população estimada de 28.970 habitantes, segundo levantamento do IBGE, em 2024.

Conforme o prefeito do município, as equipes de controle de vetores, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária têm desenvolvido estratégias para conter o avanço da doença, contudo, ‘os números aumentam progressivamente’. Além da dengue, as disposições do decreto também se aplicam no combate a outras arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, como a chikungunya e o zika vírus.

O decreto autoriza a prefeitura a adotar e executar as medidas necessárias ao controle das doenças e do mosquito transmissor; autoriza, de forma excepcional, a contratação temporária de pessoal, caso necessário, desde que devidamente justificada; e autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a requisitar pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da prefeitura ou de proprietários e entidades privadas, na missão de combate aos focos de proliferação do mosquito.

A medida autoriza ainda o ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono ou de ausência de pessoa que possa permitir o acesso de agente público, e dispensa a realização de licitação para a aquisição de bens e a contratação de obras e serviços necessários ao desenvolvimento das ações de combate e prevenção à epidemia.

“Desde o início do ano, temíamos que este momento pudesse chegar. Infelizmente, os casos de dengue vêm aumentando progressivamente no município e, mesmo assim, percebemos que uma parte da população relaxou no combate à doença. Diariamente, nossos agentes têm encontrado focos do mosquito em residências”, lamentou Pedro Coelho, ao comentar sobre a situação à TRIBUNA. “Reforçamos que o apoio da população é muito importante neste momento. É a saúde pública que está em risco. O momento é preocupante”, alertou, ao temer ainda o colapso da rede pública de saúde com o aumento de atendimentos nos postos de saúde de pessoas com sintomas da doença.

Engenheiro Beltrão

No início deste mês, o prefeito de Engenheiro Beltrão, Adalmir José Garbim Junior, também decretou situação de emergência após aumento do número de casos de chikungunya. Com 619 notificações e 196 casos confirmados, conforme último boletim divulgado pela prefeitura, o município está enfrentando uma epidemia da doença.

O decreto tem o objetivo de garantir medidas urgentes para controle e atendimento aos moradores. O documento, assinado por Garbim Junior, autoriza as seguintes ações: limpeza de terrenos e contratação de serviços emergenciais. Prevê também a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário, convocação de voluntários para reforçar as ações de combate ao Aedes aegypti, campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pela doença, entre outras.

Proprietários de terrenos baldios já foram notificados pela Vigilância Sanitária Municipal para que façam a limpeza dos locais e, em caso de descumprimento, a própria prefeitura poderá intervir e realizar o serviço, multando quem descumprir a medida. Com o status de situação de emergência, o município pode fazer a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços para o combate à epidemia.

Números na Comcam

De acordo com o último boletim da dengue, divulgado na última semana, a região de Campo Mourão acumula 769 casos confirmados de dengue, 3.049 notificações e 1.592 casos prováveis. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) e são referentes ao novo ano epidemiológico 2025. A dengue é transmitida pela picada do mosquito fêmea do Aedes aegypti. De acordo com os números, 21 dos 25 municípios da Comcam têm confirmações da doença.