Comunidades ucranianas preservam tradição de visitas com cânticos após o Natal na região

As comunidades ucranianas da região seguem mantendo viva, ano após ano, a tradição de visitar as residências das famílias após o Natal, cantando canções natalinas conhecidas como kolyadky (koliada). Em Roncador, um dos exemplos dessa prática é a atuação dos membros da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, na comunidade rural do Rio Formoso.

Neste ano, um grupo formado por 12 adultos e cinco crianças e adolescentes passou pelas residências de aproximadamente 46 famílias nas comunidades do Rio Formoso, Aterrado Alto, Mosquiteiro e Santo Antônio logo no dia seguinte ao Natal, na sexta-feira (26). De acordo com a presidente da igreja, Amélia Liss Kosteski, a tradição no local é preservada há mais de 60 anos, quando a comunidade foi fundada.

Na área urbana de Roncador, não foi diferente, e um grupo da Paróquia São Nicolau também percorreu várias regiões da cidade para atender às famílias. O padre Estefano Wonsik, da Ordem de São Basílio Magno (OSBM), explicou o sentido dessa prática. “Mais do que música, a koliada é um ato de fé e comunhão: quem canta anuncia Cristo; quem acolhe, acolhe o próprio Senhor. Por isso, na tradição ucraniana, abrir a porta aos cantores é sinal de acolher a bênção de Deus no lar”, disse.

Em geral, os cânticos são em língua ucraniana, para anunciar o nascimento de Cristo, louvar a Sagrada Família e desejar bênçãos, paz, saúde e prosperidade à família visitada – Foto: Érica Kalinovski/Tribuna do Interior

Os cânticos, em geral, em língua ucraniana, mas também em português, para as famílias que desejarem, são feitos “ao vivo” pelas crianças, jovens e adultos que visitam as casas. A escolha da música pode ficar por conta dos anfitriões ou do próprio grupo, que pode fazer sugestões. “Essas canções anunciam o nascimento de Cristo, louvam a Sagrada Família e desejam bênçãos, paz, saúde e prosperidade à família visitada”, comentou o religioso.

O padre também explicou que, sempre que os cantores visitam as famílias, uma mensagem com desejos natalinos é transmitida. No caso da visita do grupo da comunidade do Rio Formoso à propriedade dos produtores rurais Pedro Kalinovski e Lúcia Zavadovski, no Aterrado Alto, ambos descendentes de famílias ucranianas, a mensagem em ucraniano foi feita por Izabely Sanches Liss, de 11 anos.

Amélia ressaltou que um dos motivos de incentivar as crianças e os jovens, filhos dos próprios membros do grupo, a participarem desses momentos desde cedo é para que eles tenham interesse em continuar mantendo a tradição na comunidade.

O padre Estefano lembrou que, em geral, todas as comunidades descendentes de ucranianos preservam essa tradição de cantar nas famílias, especialmente nos municípios do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Em Campo Mourão, a tradição também permanece com o grupo de jovens da Paróquia Santíssima Trindade.

Conforme um dos membros, Vanderlei Smaha de Oliveira, este ano, aproximadamente 10 membros da igreja de Rito Bizantino Ucraniano no município foram a cerca de 250 casas dos paroquianos, tanto na área rural quanto urbana. Ele falou que a tradição é cultivada há muitos anos em Campo Mourão, tendo sido retomada em 2012.

Em Campo Mourão, um grupo de aproximadamente 10 jovens visitou cerca de 250 casas dos paroquianos

Oliveira também comentou que antigamente as famílias costumavam acolher o grupo oferecendo comidas e bebidas tradicionais, o que é mantido ainda por várias famílias. “Atualmente, é comum algumas famílias fazerem uma doação espontânea em dinheiro, valor simbólico, em agradecimento pela passagem dos cantores”, falou.

O valor arrecadado é utilizado para ações da Pastoral da Juventude, como Coral em Língua Portuguesa, envio e participação em retiros, gincanas regionais da Eparquia Imaculada Conceição, assim como em colaboração com melhorias e necessidades paroquiais.

O pároco, padre Deonisio Mazur, OSBM, parabenizou os jovens por continuarem preservando a herança cultural ucraniana. “Parabéns a todos vocês pelo vosso esforço, sacrifício e dedicação em levar a Boa Nova através dos nossos cantos natalinos e juntamente com as nossas famílias celebrar a vinda do Menino Deus. Deus abençoe a todos”, expressou.