Engenheiro Beltrão define programação dos 71 anos com shows e prato típico

O município de Engenheiro Beltrão definiu a programação dos 71 anos de emancipação político-administrativa. Será de 28 a 30 de novembro. O aniversário da cidade é comemorado no dia 26 deste mês. Várias atrações constam na programação, como shows artísticos, feira e exposição de artesanato, além do saboroso prato típico da cidade, o Leitão à Pururuca, que chega neste ano à sua 20ª edição. O almoço será servido no dia 30 deste mês. A festa será realizada na praça central.

Conforme divulgou o município, a Apae já iniciou a venda dos convites do Leitão à Pururuca ao preço de R$ 70,00. Os ingressos também podem ser adquiridos com os rotarianos, na prefeitura ou pelo telefone: (44) 9-9842-1461.

Crianças até 10 anos não pagam. A tradicional festa do prato típico acontece no Salão Paroquial, a partir das 11h30, com música ao vivo para o público presente. A renda da festa será destinada para a Apae.

Quem adquire o ingresso para o almoço tem direito a um prato em cerâmica personalizado. Os participantes deverão levar talheres. Mais informações pelo telefone: (44) 3537-1390 (Apae).

Shows

A programação festiva pelos 71 anos de Engenheiro Beltrão começa no dia 28 de novembro (sexta-feira) e termina no domingo, dia 30 de novembro, na área central da cidade.

As atrações musicais ficarão a cargo da dupla João Nelore & Texano, que sobe ao palco na noite da sexta-feira (28); da renomada dupla sertaneja Gian & Giovanni, no sábado (29); e do Country Beat, no domingo (30).

Leitão à Pururuca

O Leitão à Pururuca é considerado o prato típico de Engenheiro Beltrão desde 2001, quando uma lei municipal oficializou o prato, que já era tradicionalmente servido nas festividades das famílias beltrãoenses. Já é tradição no município comemorar o aniversário de emancipação com a festa, em que o prato é servido em um almoço especial de encerramento das festividades.

Preparado desde 2001 pela mesma equipe de churrasqueiros, o Leitão à Pururuca recebe um cuidado especial, desde a escolha da carne até toda a preparação, que leva 24 horas entre desossar o porco, tempo de descanso no tempero – que chega a 10 horas – e o tempo de assar na brasa, que é de seis horas. O leitão é servido com tutu de feijão, arroz e salada.

Engenheiro Beltrão

O município de Engenheiro Beltrão recebeu essa denominação pela Lei Estadual nº 790, de 14 de novembro de 1951, quando se tornou distrito do município de Campo Mourão. Em 14/12/1951, foi criado o município de Peabiru, com a área desmembrada de Campo Mourão, passando o distrito de Engenheiro Beltrão a pertencer ao município de Peabiru.

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Engenheiro Beltrão, pela Lei Estadual nº 253, de 26 de novembro de 1954, desmembrado de Peabiru. As primeiras eleições foram realizadas em 3 de outubro daquele mesmo ano, sendo constituídos os Poderes Executivo e Legislativo municipais.

Quinze prefeitos já foram empossados para administrar o município. O primeiro foi Joaquim Antonio Bueno. Atualmente, comanda o município Garbim Junior, reeleito para o segundo mandato.