Engenheiro Beltrão promove a 10ª Caminhada na Natureza neste domingo

O município de Engenheiro Beltrão promove neste domingo (3) a 10ª edição da Caminhada na Natureza, “Circuito dos Saltos”. O evento será a partir das 7 horas, com concentração na comunidade Vai Quem Quer. As inscrições ainda podem ser feitas gratuitamente aqui.

O percurso será de 15 quilômetros, passando por trechos de matas, estradas rurais, fazendas, pelo Salto das Bananeiras, entre outros atrativos. Quatro pontos de apoio serão instalados durante o percurso, com distribuição de água, frutas e assistência à saúde.

Para quem quiser tomar café ou almoçar no local, serão cobrados R$ 20,00 e R$ 50,00, respectivamente. A chave PIX para confirmar o pagamento é 44988491382 (Laudelina Pereira Cardoso). A previsão é de que o evento reúna cerca de 600 pessoas.

A Caminhada na Natureza de Engenheiro Beltrão é uma das mais movimentadas da Comcam, sempre reunindo recorde de participantes. A organização orienta os caminhantes a irem com roupas e calçados apropriados, se manterem hidratados e não deixarem lixo pelo caminho.

Cada circuito da Caminhada na Natureza é único, construído a partir da cultura local e levando em conta a história da cidade ou daquela localidade. Alguns passam por dentro de propriedades rurais, por trilhas no meio da mata, e outros seguem por caminhos com grande apelo turístico.

“Além de promover o contato dos participantes com a natureza, as Caminhadas passam por locais históricos das localidades e colônias que mostram o roteiro da imigração do Paraná, como o caso dos Caminhos de Peabiru, parte do trecho paranaense, localizado em Peabiru, de uma antiga rota utilizada por indígenas antes da chegada dos colonizadores europeus, e que ligava o litoral brasileiro à região dos Andes, no Peru”, destacou o coordenador regional das Caminhadas na Natureza, Clóvis Rosa, do IDR-Paraná.

Ele ressaltou que as caminhadas, além de terem as parcerias do IDR-Paraná e municípios, têm também o apoio de Associações de Produtores Rurais, Agentes Financeiros, Cooperativas, Sindicatos, Faculdades, Universidades, ONGs, comércio em geral, imprensa local e regional.

O gerente regional do IDR-PR em Campo Mourão, Jairo Quadros, afirmou que a Caminhada Internacional na Natureza é um projeto de turismo rural importante na região e vem ao encontro do eixo de trabalho da entidade, dinamizando a economia local. Segundo ele, a ideia, com os eventos, é capitalizar a agricultura familiar para que os produtores melhorem sua renda e sucessão familiar na propriedade rural.

“Buscamos nestes roteiros contribuir para a inclusão produtiva deste pessoal. Temos muita gente na agricultura que tem baixa renda. Ligado a isso, buscamos ainda a valorização da produção com baixo impacto ambiental, valorização da cultura local, repovoamento de rios, reflorestamento de matas ciliares e proteção de minas e nascentes. Todo circuito envolve a questão educacional, ou seja, como funciona a produção e o meio ambiente”, explicou Quadros.

Concentração

A concentração para café da manhã será na comunidade Vai Quem Quer, a partir das 7 horas e, o almoço preparado pelo CMEI Aparecida Perri Brunetta, do distrito de Ivailândia, também será servido no Vai Quem Quer, às 12 horas.

Serviço

Inscrições poderão ser feitas no local do evento ou antecipadamente acessando aqui.