Engenheiro Beltrão também libera abertura do comércio

O prefeito de Engenheiro Beltrão, Rogério Rigueti Gomes (MDB), também autorizou a reabertura do comércio na cidade com restrições de funcionamento. As lojas estavam fechadas na cidade há quase um mês em decorrência da pandemia de Coronavírus (Covid-19). 

Os proprietários de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços que funcionarem terão de assinar um termo de ciência sobre as normas sanitárias e de restrição estabelecidas pelo município.  O novo decreto passou a vigorar a partir desta sexta-feira (17). 

De acordo com as regras, bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, pesqueiros e congêneres poderão funcionar de segunda-feira a sábado das 8 às 20h30, assim como academias de ginástica.

Para mercados, supermercados e mercearias o horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado das 7h30 às 19 horas. Aos domingos estes estabelecimentos deverão ficar fechados, devendo obedecer ainda as seguintes regras: proibir consumo de alimentos e bebidas; inclusive de degustação; evitar aglomeração e formação de filas dentro da loja, especialmente parte de açougue e padaria, devendo providenciar senhas para os clientes; lojas deverão trabalhar com todos os caixas abertos, evitando a formação de filas nos caixas. O sistema self service de produtos sem embalagem e exposição dos mesmos também estão proibidos. 

Já o comércio varejista de Engenheiro Beltrão pode funcionar de segunda a sábado das 8 às 18 horas, ficando proibida a abertura aos domingos. Estes estabelecimentos devem limitar com fita o acesso a balcões e suspender o serviço de prova de roupas e calçados no estabelecimento. Ficam proibidos ainda de trabalhar em sistema de magazine, devendo cada cliente ser atendido por um funcionário; devendo também observar a quantidade máxima de clientes no estabelecimento, evitando aglomerações. Além disso, todos os funcionários deverão utilizar equipamentos de proteção, máscaras, luvas e toucas.

Para profissionais liberais, advogados, contadores, cartórios extrajudiciais, a jornada será de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas; oficinas mecânicas e similares, de segunda a sexta-feira das 8 às 18:00 e sábados das 8 às 12 horas; salões de beleza, barbeiros, cabeleireiros, manicures e similares, segunda a sábado das 8 as 18 horas; clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia, de estética, laboratórios e congêneres, segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas e sábados das 8 às 12 horas; panificadoras, casas de carne de venda de assados, segunda a sábado das 6 as 19 horas, e domingos das 8 as 12 horas; e postos de combustível e lojas de conveniência, das 6 às 20 horas todos os dias da semana.

Restaurantes, bares, lanchonetes, sorveteria, feira do produtor, pesqueiros e afins, a secretaria municipal de Saúde orienta a manter estes serviços somente em sistema delivery e drive thru. Contudo, os que optarem pelo atendimento no estabelecimento deverão seguir obrigatoriamente algumas regras como manter os clientes a 3 metros um do outro; organizar filas de “caixa” e atendimento mantendo distância mínima de dois metros entre os clientes; manter álcool em gel 70%, entre outras.