Engenheiro Beltrão terá vacinação contra gripe na Feira do Produtor nesta quarta

Em alerta contra o aumento de casos de doenças respiratórias, a Secretaria de Saúde de Engenheiro Beltrão reforça a importância da vacinação contra a gripe. Como forma de ampliar a cobertura vacinal no município, a Saúde instalará um ponto de vacinação na Feira do Produtor, ao lado do terminal rodoviário, nesta quarta-feira (25). A imunização também é realizada nas escolas. Porém, os pais precisam autorizar a aplicação em seus filhos.

A secretária de Saúde do município, Ana Deyse Araújo, comentou que, apesar de manter a vacinação contra a gripe em todas as unidades básicas de saúde do município, a adesão por parte da população ainda é bastante baixa. “Apenas com a vacinação podemos reduzir o quadro de doenças respiratórias que aumentaram muito. É preciso que todos se conscientizem e procurem as unidades de saúde para se vacinar”, alertou.

Ana Deyse lembrou que na última semana o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, fez um novo alerta sobre a baixa cobertura vacinal contra a Influenza no Paraná. Ele destacou, na ocasião, que a imunização, que está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, tem capacidade para evitar quadros graves e internações, principalmente entre crianças e idosos. “A vacina é a melhor alternativa para tirar principalmente as crianças e idosos da porta das UPAs e hospitais”, falou Beto Preto.

Também na última semana, a Sesa emitiu um alerta às secretarias de saúde dos 399 municípios do Paraná. O documento chama a atenção para a intensificação da circulação dos vírus respiratórios durante o outono e o inverno, período em que aumentam os casos de síndromes gripais e internações hospitalares, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com fatores de risco.

Alerta de Saúde

Alguns municípios, devido ao aumento significativo de casos de doenças respiratórias, decretaram estado de alerta de saúde, como é o caso de Campo Mourão. O prefeito da cidade, Douglas Fabrício, decretou estado de alerta em saúde pública para o enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por um período de 90 dias (três meses).

No decreto, o município recomenda o uso de máscaras de proteção facial em ambientes fechados, com grande circulação de pessoas, por pessoas com sintomas respiratórios e por profissionais de saúde. O objetivo é conter o avanço de casos de gripe, Covid-19 e outras infecções respiratórias agudas, com maior incidência durante os meses mais frios do ano. “A população deve se conscientizar sobre o aumento das síndromes respiratórias e, além de procurar a vacina, reforçar as medidas de prevenção”, ressaltou Ana Deyse.