Estado municipaliza trecho da rodovia PR-567 em Araruna

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou e o governador Ratinho Junior sancionou lei que transfere a titularidade de uma parte da rodovia PR-567 (Bento Fernandes Dias), que liga Araruna a Cianorte, para o município. O trecho municipalizado tem início na Rua Duque de Caxias e término no trevo do Conjunto Residencial Beija Flor, com extensão de 1.390 metros.

A municipalização visa permitir que a prefeitura realize melhorias e manutenção na via, o que antes dependia de ações do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). A solicitação já tinha sido enviada à ALEP, ao deputado Annibelli Neto, pelo então prefeito Leandro Oliveira e pelo ex-vereador Olímpio de Oliveira Caetano ainda em 2021.

Com a municipalização, a responsabilidade pela gestão do trânsito, incluindo a aplicação de multas e a manutenção da infraestrutura, como a construção de acostamentos, por exemplo, passa a ser do município.

“A aprovação da lei pelo governador municipalizando este trecho irá beneficiar diversos moradores, especialmente aqueles da Vila Rural, já que o município terá autonomia para melhorias no local”, destacaram Oliveira e Caetano.

A municipalização do trecho foi debatida entre vereadores na sessão da Câmara na noite dessa segunda-feira (3). Os parlamentares Valmir Alves de Oliveira e Natanael Rosa da Silva afirmaram que, com a municipalização, a prefeitura terá autonomia sobre o trecho, podendo realizar obras de manutenção sem burocracias, o que não poderia ser feito se o trecho permanecesse sendo do estado.

“Ali era uma demanda grande do município. Aquele trecho ali, onde tem as casas do lado esquerdo, agora pode ser separado e vai permitir a regularização dos terrenos, com os munícipes podendo pagar o seu IPTU ao município. Agora ficou mais fácil para terminar a obra que o prefeito Gustavo já iniciou com aquela travessia com uma pista de caminhada”, disse Silva.

Por outro lado, o vereador Vanderson Vicente Dubisnki chamou a atenção para o fato de que o trecho da PR-465, que faz a ligação com a PR-558, até a empresa AJ Rorato foi municipalizado há cerca de oito anos e praticamente não recebeu investimentos significativos. “Torço e espero que o município possa fazer as obras neste novo trecho municipalizado. O da Rorato, que é bem menor, não teve praticamente nenhum investimento. E tudo vai se deteriorando. São placas de sinalização e o próprio asfalto”, observou.

Dubisnki disse que faz o alerta porque é perceptível a dificuldade de o município manter a manutenção das ruas da cidade devido à escassez de recursos. “E agora assume mais um trecho. A gente sabe as necessidades que os moradores precisam. Mas a gente tem que ficar atento porque o que foi municipalizado há oito anos praticamente não teve investimento”, alertou.