Estado oficializará nesta sexta-feira território turístico que abrange a Comcam
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu), implantará oficialmente, nesta sexta-feira (29), em Campo Mourão, o Território Turístico Ecoaventuras, Histórias e Sabores. A ação integra o programa “18 Territórios, um só destino” e tem como objetivo fortalecer o turismo regional por meio de experiências diversificadas que abrangem o turismo urbano e cultural, de aventura e rural. O Secretário de Estado do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, participará da solenidade.
A programação será a seguinte: almoço de confraternização às 11h30 e boas-vindas no Cayena Club, na Usina. Na ocasião, será servido o prato típico de Ubiratã, Leitão à Campestre. Em seguida, às 14 horas, será dado na sede da Comcam o início das atividades de implementação do Território Turístico Ecoaventuras, Histórias e Sabores.
O presidente da Comcam, Same Saab, prefeito de Iretama, disse que o lançamento do território turístico será um marco histórico para a região. O gestor destacou que a região tem um potencial turístico muito grande. “Esta ação será importante para fomentar o turismo na Comcam. Será um trabalho conjunto entre municípios e Estado, fazendo com que nossa região da Comcam ganhe com isso”, afirmou.
Entre os destaques do território estão as tradicionais festas dos pratos típicos dos municípios; a Rota da Fé; o 1º Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, implantado recentemente; os Caminhos de Peabiru; as Caminhadas na Natureza, entre outras atrações religiosas, esportivas e de aventuras realizadas na região.
O prefeito anfitrião, Douglas Fabrício, lembrou que Campo Mourão, na condição de cidade-polo regional, assumirá um papel estratégico nesse processo. “Estamos muito felizes em sediar esse momento histórico para a Comcam. A implementação do território turístico integra nossa região, valoriza nossas riquezas culturais e naturais e cria novas oportunidades de desenvolvimento”, frisou.
Programa
O programa “18 Territórios, um só destino” busca descentralizar e valorizar o potencial turístico do Interior. Isso é feito por meio do mapeamento e organização de roteiros, apoio a eventos, capacitação de agentes locais e incentivo a Parcerias Público-Privadas.
A implantação dos territórios foi viabilizada pelo Decreto nº 10.256/2025, que institui a “Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico”. Esta ferramenta permite a destinação de recursos estaduais para infraestrutura, investimentos públicos em empreendimentos privados de relevância turística e desburocratização dos processos de fomento.

