Estudantes de Barbosa Ferraz participam de palestra sobre prevenção à violência doméstica
Uma palestra educativa foi realizada pela equipe da Patrulha Maria da Penha, vinculada ao 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Campo Mourão, na manhã desta segunda-feira (4), na Casa da Cultura de Barbosa Ferraz. A ação reuniu cerca de 140 participantes, entre adolescentes e professores dos colégios estaduais Luzia Garcia Vilar e Machado de Assis.
A atividade teve como foco prevenir a violência doméstica, por meio da palestra “Construindo relacionamentos saudáveis: a prevenção da violência doméstica já na adolescência”. A proposta foi orientar os jovens sobre os sinais de relações abusivas, além de incentivar o respeito mútuo, a equidade de gênero e o fortalecimento de vínculos afetivos saudáveis.
A ação integra a Operação Shamar, uma mobilização nacional promovida em parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Ministério das Mulheres e as forças de segurança pública dos estados. Realizada anualmente durante o Agosto Lilás, a operação tem o objetivo de fortalecer as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher por meio de ações integradas de repressão e prevenção.
Segundo o Ministério das Mulheres, a Operação Shamar reforça a importância da articulação entre instituições para proteger vítimas e conscientizar a população sobre o papel da denúncia e da educação na ruptura dos ciclos de violência. O Agosto Lilás, por sua vez, marca o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), celebrado nesta quinta-feira (7).
O comando do 11º BPM destacou que a educação preventiva é uma das estratégias fundamentais da Patrulha Maria da Penha, e ações como essa buscam não apenas informar, mas também formar cidadãos conscientes sobre direitos, igualdade e respeito desde cedo, fortalecendo, ainda, a rede de proteção.
1
Em casos de suspeita de violência doméstica ou familiar, a população pode denunciar – inclusive de forma anônima – por meio do Disque 181 ou pelo WhatsApp da Patrulha Maria da Penha: (44) 3525-3808.

