Festival de Sabores da Comcam vai servir Leitoa Mateira em dezembro
O município de Ubiratã definiu uma data para a 3ª edição do Festival de Sabores da Comcam. Será no próximo dia 7 de dezembro. Desta vez será servido o prato típico da cidade de Mamborê, a tradicional Leitoa Mateira, um dos pratos mais apreciados da região da Comcam. Nas duas primeiras edições foram servidos os pratos típicos de Peabiru e Iguatu, Carneiro ao Vinho e Tilápia Recheada com Palmito, respectivamente.
Os convites da Leitoa Mateira podem ser adquiridos junto ao Projeto SOS Cícero Nuto Figueiredo (projeto social mantido pelo Lions Clube em parceria com a prefeitura) e na Secretaria de Assistência Social. O telefone para contato é o (44) 3543-1369. Cada convite está sendo comercializado a R$ 50,00.

O prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, presidente do Consórcio do Desenvolvimento da Comcam (Condescom), idealizador do projeto, convida toda a região a participar do evento. Ele destacou que a iniciativa tem como objetivo a integração da região e a valorização da gastronomia regional.
“O festival representa a união, amizade e cultura que fortalecem ainda mais os laços entre os municípios vizinhos”, frisou. O festival tem uma edição a cada mês. O almoço acontece sempre em um domingo, na cidade de Ubiratã. Cada mês, um município terá a oportunidade de apresentar seu prato típico.
Os almoços são servidos sempre ao ar livre, na Praça Horácio José Ribeiro, centro da cidade, à sombra de uma grande seringueira no local. “É um lugar agradabilíssimo. Serão todos bem-vindos”, falou o prefeito anfitrião.
D’Alécio afirmou que a ideia é reunir pessoas de todos os municípios da região em Ubiratã nos dias do festival, gerando, além da integração regional, a valorização gastronômica e cultural. “O festival, além de divulgar mais os municípios, oportunizará que mais pessoas possam conhecer e apreciar os pratos típicos de cada cidade, já que temos uma gastronomia riquíssima”, afirmou.
O prato
Desde 2002, Mamborê tem a “Leitoa Mateira” como seu prato típico após um trabalho do Fórum de Desenvolvimento Municipal. A simpática leitoa com sua cuia de chimarrão fez enorme sucesso e, não à toa, se tornou uma das maiores festas da região.
Historicamente, o prato tem origem na exploração da erva-mate, que foi o motivo maior da origem do povoado Mamburê (Natividad), e na criação de suínos, que é um dos destaques da agricultura local até os dias atuais. O prato típico de Mamborê destaca as duas principais atividades econômicas do início do município: a erva-mate e o antigo sistema de criação de porcos (suinocultura).
Idealizador do prato
O idealizador do prato é o comerciante Jurandir Sachuk, popularmente conhecido como “Jura”. A primeira leitoa foi desossada no início da década de 90, inicialmente em eventos com familiares e amigos do comerciante. Atualmente o prato é servido na tradicional “Festa da Leitoa Mateira” e em eventos sociais diversos dentro e fora do Paraná, levando o nome de Mamborê às mais distantes localidades.
O prato típico é um dos mais apreciados da Comcam. Cada leitoa preparada pesa em média 20 a 25 quilos e é desossada 12 horas antes de receber o recheio. De tempero recebe: vinagre de limão, tempero do tio Jura. Já no recheio vão 300g de bacon, 300g de presunto, 300g de calabresa, 1 vidro de palmito, 1 vidro de azeitona, 1 lata de ervilha, 1 lata de milho verde, 100g de cebola, 100g de pimentão, 300g de tomate, 2 quilos de carne moída, 500g de cenoura, 1 pacote de uva-passa, 1 pacote de queijo ralado, 1 pacote de farinha de milho e tempero a gosto.

