Horta Comunitária de Mamborê doa verduras para a Santa Casa de Campo Mourão

A Horta Comunitária de Mamborê repassou no fim de semana verduras frescas para a Santa Casa de Campo Mourão. Toda a produção é cultivada por voluntários e sem o uso de agrotóxicos, ou seja, são alimentos orgânicos.

Além da Santa Casa, a iniciativa também atende o Hospital Municipal de Mamborê, o abrigo provisório, a Casa Lar e a Pastoral da Criança. De acordo com o voluntário do projeto e um dos coordenadores, Renato Corrêa Lima, o excedente da colheita é comercializado a preços simbólicos. Segundo ele, os recursos arrecadados são revertidos para a compra de novas mudas e insumos, garantindo a continuidade do projeto solidário.

A distribuição de verduras pela Horta Comunitária é realizada todos os meses. “O objetivo é oferecer alimentos saudáveis para quem mais precisa”, ressaltou Lima. Ele lembrou que a Santa Casa de Campo Mourão fornece mais de mil refeições diárias para pacientes de toda a região. “O gesto dos voluntários da horta se transforma diretamente em saúde e bem-estar para os pacientes”, destacaram os demais voluntários do projeto.

Alimentos serão utilizados no preparo de refeições a pacientes do hospital

O projeto

O projeto Horta Comunitária, da Associação de Moradores dos Jardins América, João Seratiuk e Beira Rio (AMJJB), de Mamborê, completou no mês de julho cinco anos de existência como exemplo de inclusão social e produtiva entre moradores da comunidade. No período, toneladas de alimentos de qualidade foram doadas para várias entidades assistenciais do município e região de Campo Mourão.

Na horta é produzida uma grande variedade de verduras e legumes como alface, couve, almeirão, cenoura, beterraba, rabanete, repolho, abobrinha, batata-doce, mandioca, cebolinha, salsinha, entre outras hortaliças e leguminosas. O espaço se tornou um orgulho aos moradores daquela comunidade e um exemplo aos demais municípios da região.

A Horta Comunitária começou a ser idealizada ainda em 2017, quando os moradores buscavam uma pauta de ações e melhorias no conjunto. Com a chegada da pandemia de Covid-19 em 2020, a ideia ficou mais evidente e os moradores tomaram a iniciativa de pôr o projeto em prática.

Os organizadores comentam que a iniciativa tem um grande potencial sociocultural, permitindo um incremento da qualidade de vida da população beneficiada, fomentando o espírito comunitário e a apropriação qualificada do espaço público, onde diferentes gerações convivem e trocam experiências.

A horta está implantada em uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados, nos fundos do Jardim América. Antigamente, o espaço era conhecido como “buracão” e frequentado por pessoas para prática de atos ilícitos. Hoje, a área ganhou um novo cenário com a horta, transformando completamente o ambiente.