“Infelizmente vamos ter que conviver com o vírus”, lamenta prefeito sobre Covid-19

“Lutamos bastante para que não acontecesse o que aconteceu. Tivemos o primeiro caso positivado de Covid-19. Infelizmente vamos ter que conviver com o vírus”. A declaração é do prefeito de Fênix, Altair Molina Serrano (MDB), ao comentar sobre o primeiro caso positivo de coronavírus (Covid-19), registrado nessa segunda-feira (6), no município. 

Fênix era a única das 25 cidades da Comcam que ainda seguia sem confirmação da doença. “Já sabíamos da dificuldade que era esta doença, que não seria fácil”, falou Serrano. Ele lembrou que mesmo o município sendo um dos primeiros da Comcam a adotar medidas mais rígidas de enfrentamento, como o fechamento da cidade com barreiras, toque de recolher, entre outras, o vírus conseguiu chegar à cidade. 

“Tomara que pare, mas é difícil”, teme o gestor, ao comentar que o jovem infectado é de família grande na cidade.  O medo do prefeito é de um “boom” de casos no município, como aconteceu em outras cidades. Serrano informou que a prefeitura ainda não conseguiu descobrir como o morador foi infectado. “Não sabemos ainda de que maneira o vírus chegou”, ressaltou, ao lamentar que mesmo com os alertas das autoridades, muitos moradores não param de transitar entre as cidades vizinhas. 

“A responsabilidade tem que ser de cada um. O município está fazendo a sua parte”, cobrou. O gestor disse que o paciente infectado tem boa saúde e passa bem. Ele já estava isolado desde a semana passada e vem sendo monitorado diariamente pela secretaria de Saúde. “Espero que ele saia desta logo. Vamos continuar cuidando da nossa população”, disse o prefeito, ao complementar que o município poderá adotar novas medidas de restrições caso venha surgir novos casos de coronavírus. 

Números

Além do caso confirmado, Fênix tem ainda 4 casos suspeitos, 30 moradores monitorados, 38 casos descartados, e 71 notificações de síndrome gripal. A prefeitura criou o canal Disque Covid para denúncias. Moradores que flagrarem qualquer desrespeito ao decreto municipal, como aglomeração, desrespeito ao uso de máscara de proteção, ou estabelecimentos que não estejam seguindo as regas, podem denunciar pelos números: (44) 3272-1549 (Secretaria de Saúde); (44) 9.9825-4736; (44) 3272-1279 (UBS); e (44) 3272-1271 (Pronto Atendimento).