Iretama participa da semana do “Lixo Zero” com várias ações

Com várias ações envolvendo a destinação correta e reutilização de resíduos sólidos, o município de Iretama, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, está participando este ano a semana do “Lixo Zero”. A ação é organizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, ONGs, institutos, instituições públicas, empresas e ativistas ambientais em todo o Brasil. 

A mobilização prossegue até domingo (1º de novembro), porém, no município, as atividades serão encerradas nesta sexta-feira (30). A engenheira ambiental, Ana Claudia Milani Solvalagem, secretária do Meio Ambiente de Iretama, comentou que devido a pandemia de coronavírus (Covid-19), a maior parte das atividades vem sendo realizada de forma virtual com apresentações em vídeos de oficinas e palestras. 

A única atividade presencial realizada pelo município aconteceu nessa quarta-feira (28), quando um grupo se mobilizou para recolhimento de lixos nos rios Muquilão, Pinhalzinho, Formoso, e Tormentinho, a ação teve como tema: “Sai o lixo voltam os peixes”. Participaram da ação servidores municipais do Meio Ambiente, Habitação, Fiscalização e Esportes. 

“Durante cada dia desenvolvemos uma ação com tema diferente. Foram a inclusão social com trabalhos feito em libras e trabalhos com a Apae, fizemos também uma campanha sobre a importância do pessoal que trabalha na coleta de lixo e dos nossos catadores de recicláveis, entre outros”, explicou Ana Claudia. 

A engenheira disse que esta foi a primeira vez que a cidade participou da campanha. Ela fez uma avaliação positiva dos trabalhos, mesmo que de forma virtual. “Está sendo excelente, houve uma grande participação da comunidade. Estamos muito contentes com o resultado”, avaliou. 

A campanha “Lixo Zero” acontece de forma simultânea em todo o país. Mais de 100 cidades brasileiras estão participando. Neste ano, o tema é “Lixo Zero Inspira Minha Cidade”, com foco na conscientização de que todos são responsáveis pela solução dos problemas causados pelo lixo, além de promover o máximo aproveitamento do lixo reciclável ou orgânico, colaborando com o meio ambiente.

“Lixo zero” 

O conceito “lixo zero” consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários ou incineração.

Segundo o conceito estabelecido pela Zero Waste International Alliance (ZWIA) lixo zero é “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Uma gestão lixo zero é aquela que não permite que ocorra a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. Pode-se dizer também que lixo zero é um conceito de vida (urbano e rural), no qual o indivíduo e consequentemente todas as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.