Iretama realiza várias ações na Semana do Meio Ambiente

Várias atividades foram realizadas durante toda esta semana no município de Iretama, em comemoração a Semana do Meio Ambiente. As ações aconteceram em parceria com Instituto Emater e prefeitura. A programação inclui palestras, apresentações culturais e exposições de trabalhos confeccionados pelos próprios alunos, que utilizaram material reciclado na montagem dos trabalhos.

As apresentações dos trabalhos e palestras foram realizadas nas escolas Maria de Lurdes de Melo e Osmar Rodrigues de Farias, por onde passaram mais de 600 pessoas, entres alunos, pais e funcionários. Nos trabalhos foram abordados os mais diversos temas como energia renovável, efeito estufa, agricultura sustentável, conservação dos rios, solos e matas ciliares, reutilização e tratamento das águas, reutilização de material reciclado para a fabricação de brinquedos.

Segundo o gerente regional da Emater de Campo Mourão, Jairo Martins de Quadros, um dos maiores desafios da humanidade atualmente é viver em harmonia com o meio ambiente. Desenvolver a utilização sustentável dos recursos naturais é necessário, pois o nosso planeta já vem mostrando há décadas que a população humana está agredindo irreversivelmente a natureza. Desse modo, precisamos utilizar a ciência e a tecnologia ao nosso favor. Precisamos investir e utilizar o conhecimento científico para desenvolver novas tecnologias de produção de alimentos mais saudáveis, energia limpa, entre alternativas menos agressivas ao meio Ambiente, disse ele.

Com o intuito de chamar a atenção de todas as esferas da população para a sustentabilidade e redução dos problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado no dia 5 de junho.

Além disso, por do decreto federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período, em todo território nacional, se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente (SNMA), que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

De acordo com a diretora da escola Maria de Lurdes, Elaine Cristina Bueno, o evento foi além do esperado. Mais de 600 pessoas estiveram reunidas, principalmente os pais. Com o apoio da Emater, Prefeitura municipal, Sicredi e Rotary Club, queremos melhorar ainda mais nosso município com relação a área do meio ambiente, disse ela.