Luiziana fará castração de 200 animais domésticos nesta sexta-feira

O município de Luiziana, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, fará a castração gratuita de mais 200 animais domésticos, entre cães e gatos, nesta sexta-feira (30). A ação será realizada das 8 às 17 horas, no Centro da Juventude, área central da cidade. 

É a 2ª etapa de castração no município neste ano, promovida pelo Estado. A primeira ocorreu no mês de julho, quando foram castrados 379 animais. “É um programa de saúde única do Governo do Estado do Paraná que visa o controle da populacional de cães e gatos e, principalmente, chamar a atenção para este tema tão importante que é o cuidado com os animais. A castração evita zoonoses”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.

A campanha foi idealizada pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com recursos de emenda parlamentar. Ao todo, 45 municípios receberam recursos de diversas emendas parlamentares para castrar 15 mil animais.

Mamborê

A cidade de Mamborê também foi contemplada pelo programa. No município, a campanha de castração foi realizada na terça e quarta-feira (dias 27 e 28). Foram castrados na cidade 379 animais domésticos. A exemplo e Luiziana, o procedimento foi feito dentro do Castra Móvel, uma unidade totalmente equipada com centro cirúrgico que garante um atendimento de qualidade. 

O Programa

O programa tem como objetivo atender famílias de baixa renda (até dois salários mínimos). Até três animais podem ser castrados por endereço entre cães ou gatos de cinco meses a sete anos, machos ou fêmeas de todos os portes. 

Cerca de 4 mil animais serão castrados na região de Campo Mourão. A ação visa o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses. Os convênios com os municípios foram firmados no final do ano passado. As prefeituras estão fazendo o cadastramento com base em critérios pré-estabelecidos pelo programa. 

Entre os municípios contemplados na região com o programa estão Araruna, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Janiópolis, Mamborê, Quarto Centenário, Terra Boa, Peabiru, Luiziana, entre outros. O valor aplicado nas castrações é R$ 2,4 milhões, recurso de emendas parlamentares. 

O prazo para conclusão do programa é de um ano. Todos os animais receberão um microchip, cujo número constará no Pet Amigo – Cadastro Estadual de Animais de Companhia.