Luiziana fará passeio ciclístico em alusão à campanha “Setembro Amarelo”

Dentro da programação das ações da campanha “Setembro Amarelo”, em prevenção ao suicídio, o município de Luiziana realizará nesta sexta-feira (10), um passeio ciclístico. O evento, coordenado pela secretaria de Assistência Social, será a partir das 9 horas.

O ponto de encontro dos participantes será no calçadão da Praça Romão Martins, em frente a prefeitura, área central da cidade. De acordo com os organizadores, o evento será realizado seguindo os protocolos de prevenção ao coronavírus (Covid-19), como uso de máscara, álcool em gel, e distanciamento social.

A secretária da Ação Social do município, Cleide Marques Rufino, destaca que a “pedalada” é aberta à população em geral, sem a necessidade de inscrição prévia. A campanha ‘Setembro Amarelo’, está sendo marcada na região por uma série de atividades desenvolvidas nos municípios, supervisionadas pela 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão. Entre as ações estão: painéis informativos nas unidades de saúde, capacitações para os profissionais da saúde e educação, reunião com famílias, palestras na educação, peças teatrais, roda de conversa com adolescentes, entre outras.

O suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, de acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) recentemente no relatório “Suicide Worldwide in 2019”. Todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. As taxas variam entre países e regiões; homens e mulheres.

Desde 2003, o dia 10 deste mês é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e foi criado para chamar a atenção da população para a importância do assunto. Mas não é somente neste dia, nem neste mês que o assunto deve ser tratado. Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) oferecem ajuda o ano inteiro.