Mamborê define festa da Leitoa Mateira e da Expomam
O município de Mamborê, em conjunto com entidades, já definiu a data para o prato típico do município, a Leitoa Mateira, e da tradicional festa da Expomam, em alusão ao aniversário da cidade.
A festa do prato típico será no dia 31 de agosto, um domingo. A definição aconteceu durante reunião na manhã dessa sexta-feira (18) entre representantes da administração municipal e das entidades que participarão do evento, que chega neste ano à sua 19ª edição. O prato é preparado pelo mestre Jura Sachuk.
A Leitoa Mateira será servida no Centro de Eventos, no Parque de Exposições da cidade. Foi adiantado durante o encontro que serão colocados 2 mil convites à venda. O preço ainda será definido. O município informou que os valores (para adultos e crianças) serão divulgados na próxima segunda-feira (21).
Participarão da festa as seguintes entidades: AAMEC (Associação Amor e Cuidados), Pastoral da Criança, Rotary Club, ASAM (Associação de Solidariedade Animal de Mamborê), Associação de Recuperação dos Alcoólicos de Mamborê (Aramam), Apae e Casa das Fraldas.
O secretário de Administração, Fazenda e Planejamento de Mamborê, Thiago Zanini, que participou da reunião com as entidades, adiantou que, além do tradicional almoço, que será servido a partir das 11h30, o evento contará com show musical e outras atrações ainda a serem definidas.
Na ocasião, o prefeito da cidade, Sebastião Martinez, destacou a importância da participação das entidades na realização da festa. “A Leitoa Mateira é muito mais do que um prato típico, representa a nossa cultura. É sem dúvida um dos principais pratos típicos do Paraná”, destacou.
O encontro contou também com a presença da primeira-dama de Mamborê e secretária de Assistência Social, Margarete Martinez; da vereadora Christiane Batista Neves e do mestre Jura Sachuk, responsável pelo preparo do prato típico.
Expomam
Durante a reunião, ficou definida também a data de realização da Expomam. Neste ano, a programação ocorrerá entre os dias 5 e 10 de setembro. A festa é em alusão ao aniversário do município, que em 2025 completará 65 anos de emancipação político-administrativa.

