Mamborê prorroga por mais 15 dias decreto com restrições no município

O prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski (PSD), prorrogou nesta terça-feira (14), o decreto 51/2020, que estabelece medidas de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) até o dia 31 deste mês. A cidade tem 41 casos confirmados de coronavírus, 31 casos suspeitos, 66 monitorados, e 33 moradores curados.  A doença causou a morte de um homem de 61 anos no município. 

De acordo com as restrições, devem permanecer obrigatoriamente em isolamento social pessoas de 70 anos para cima, crianças de zero a 5 anos, doentes crônicos, gestantes e puérperas. É obrigatório no município o uso de máscara de proteção por toda a população. Continuam proibidos eventos públicos ou particulares que gerem aglomeração de pessoas.

Restaurantes, panificadoras, bares e similares podem fazer atendimento ao público, respeitando mesas afastadas uma das outras a uma distância mínima de dois metros, sendo proibido o uso de sistema “self service”. Os restaurantes podem servir apenas prato feito. Já bares e estabelecimentos similares, ficam proibidos a realização de qualquer tipo de jogos.

As igrejas continuam liberadas a funcionarem somente nos finais de semana (sábado e domingo). Bares e conveniência, exceto posto de gasolina somente poderão funcionar de segunda a sábado das 8 00 às 20 horas, devendo ficar fechados aos domingos e feriados. Restaurantes, lanchonetes, supermercados, postos de combustível, padaria, entre outros podem funcionar até as 22 horas, sendo que nos domingos e feriados devem permanecer apenas sistema drive thru e delivery.

O descumprimento das medidas poderá acarretar em multa de R$ 800,00 ao infrator. Em caso de reincidência, multa em dobro. Persistindo, será aplicada a penalidade de suspensão do alvará pelo prazo de três dias úteis no caso de proprietários de estabelecimentos. 

As regras atingem também os velórios, que devem ter limitação de 20 pessoas no ambiente, podendo ocorrer de forma alternada, não podendo ultrapassar duração máxima de 12 horas.