MP oferece denúncia contra 54 envolvidos em organização criminosa

A Promotoria de Justiça de Ubiratã ofereceu denúncia contra 54 pessoas investigadas na Operação Mancomunados pelos crimes de organização criminosa, associação para o tráfico e tráfico de drogas. A operação foi realizada no início de agosto deste ano. Na ocasião, foram presas 41 pessoas em Ubiratã, Campina da Lagoa, Juranda, Janiópolis e Campo Mourão. Foi a maior operação de combate ao crime organizado já realizada naquela região.

Dos 43 mandados de prisão, 14 foram cumpridos contra de indivíduos que já se encontram no sistema prisional. Durante a ação foram apreendidas também três armas de fogo sendo uma espingarda calibre 28, uma calibre 22, um revólver, uma espingarda de pressão e um simulacro, além de porções de cocaína e maconha. Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Ubiratã, onde se encontram atualmente.

De acordo com o Ministério Público, as investigações tiveram início em fevereiro deste ano e viabilizaram que fossem mapeados e identificados núcleos de atuação dos criminosos, que operavam de forma coordenada e sistemática para a distribuição de drogas, além da prática de outros crimes – os investigados também faziam alusão a uma facção criminosa que tem ramificações em diversos estados do país, a partir de presídios.

As investigações foram conduzidas pela Promotoria de Justiça de Ubiratã, em parceria com a Delegacia de Polícia da cidade e o Serviço de Inteligência do 11º Batalhão da Polícia Militar em Campo Mourão. O efetivo da operação contou com 180 agentes, integrantes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), Patrulha Rural e Radiopatrulha do 11º Batalhão.

Também teve apoio de um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), bem como a atuação de equipes de Rotam e do Pelotão de Canil do 3º Comando Regional da PM (3º CRPM). Policiais militares do 4º Batalhão (Maringá), do 25º Batalhão (Umuarama) e do 7º Batalhão (Cruzeiro do Oeste) também participaram da operação.