Municípios receberão “Carreta do Conhecimento” para cursos de capacitação

Três municípios da região de Campo Mourão receberão a partir do dia 4 de outubro o programa “Carreta do Conhecimento”. Pela ordem cronológica, são eles: Goioerê, Barbosa Ferraz e Farol.

Esta é a primeira etapa do programa, no segundo semestre. De acordo com a Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), em Goioerê será oferecido o curso de elétrica automotiva. As inscrições estão abertas até o dia 29 deste mês, com início do curso no dia 4 de outubro e previsão de término 11 de novembro.

Em Barbosa Ferraz será oferecido o curso de manutenção de motocicletas, com início das aulas no dia 18 de novembro. O prazo de inscrições é até dia 13 de outubro. A capacitação tem previsão de conclusão no dia 23 de novembro.

Por fim, em Farol, os moradores terão a oportunidade de se capacitarem na área de panificação. As aulas do curso terão início no dia 20 de outubro. Prazo de inscrições encerra no dia 13 do mesmo mês. O curso tem previsão de conclusão no dia 25 de novembro.

Ao todo, 36 cidades serão contempladas pelo projeto neste segundo semestre. A iniciativa oportuniza cursos gratuitos de formação profissional e tem qualificado mão de obra para ocupar vagas disponíveis nos municípios. “A geração de empregos deve ser priorizada por qualquer gestor. Só temos a agradecer o governo do Paraná por essa preocupação ajudando os municípios na capacitação de mão de obra qualificada”, resumiram os prefeitos dos três municípios que receberão os cursos na região da Comcam.

Cada curso terá 80 horas de duração cada. Nessa etapa, serão oferecidas capacitações também nas áreas de Instalações Elétricas, Mecânica Industrial, Confecção, Elétrica Automotiva, Informática Básica e Refrigeração de Aparelhos de Ar-condicionado aos demais municípios que receberão o projeto. Em função da pandemia, 75% dos alunos recebem o conteúdo online e 25% têm aulas presenciais.

O Programa

O projeto Carretas do Conhecimento é uma parceria do Governo do Paraná com a Fundação Grupo Volkswagen e o Senai-PR. Segundo a Sejuf, esses cursos são oportunidades que os trabalhadores têm para se capacitar e aumentar as chances de conseguir um emprego melhor.

Os critérios para participar do programa são os seguintes: ser maior de 16 anos; ter escolaridade mínima de ensino fundamental completo; conhecimento de informática básica; e possuir smartphone ou ter acesso à internet. Os interessados menores de dezoito anos serão inscritos somente nas turmas de horários da tarde.