Municípios receberão o projeto “Carretas do Conhecimento” para capacitação profissional

A população de Mamborê e Terra Boa terá a oportunidade de participar dos cursos do programa “Carretas do Conhecimento”, projeto do Governo do Estado em parceria com a Volkswagen e Senai-PR. O período de inscrições ainda não foi divulgado.

Em Mamborê, interessados poderão se capacitar no curso de Mecânica de Automóveis. A programação prevê a formação já neste mês de Janeiro. Já na cidade de Terra Boa está programado o curso de Manutenção de Ar Condicionado. Será no mês de março. No fim do ano passado, foram beneficiados pelo projeto na região as cidades de Barbosa Ferraz, Farol, e Goioerê.

Nesta etapa, o programa vai oferecer 1.884 vagas para cursos profissionalizantes em 30 municípios do Paraná nos quatro primeiros meses deste ano. Neste ano, as aulas serão presenciais, substituindo o formato híbrido adotado em 2021 em função da pandemia, com parte dos alunos fazendo o acompanhamento on-line. No total, serão 102 turmas com uma carga horária de 2.270 horas. As inscrições devem ser feitas diretamente nas Agências do Trabalhador do município e não mais pelo site, como ocorreu no ano passado.

As atividades serão realizadas seguindo todos os protocolos de prevenção à pandemia da Covid-19. O prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski (PSD), disse que os cursos do projeto são importantes para capacitar a população oportunizando a entrada no mercado de trabalho. Segundo ele, principalmente nos municípios menores, uma das maiores dificuldades dos gestores é a geração de emprego. “Estes cursos vem justamente para ajudar nesta demanda. Muito importante a participação dos moradores”, frisou.

Além da capacitação, os participantes que quiserem serão orientados a solicitar o MEI (Microempreendedor Individual) e, junto ao Fomento Paraná, buscar recursos para ter acesso a linhas de crédito para financiar seus negócios.

Conforme o prefeito de Terra Boa, Edmilson Moura (PSD), a busca pelo emprego tem que começar pela capacitação. “Hoje isso é exigência do mercado. Sem preparo dificilmente o candidato irá conseguir a vaga”, afirmou, ao comentar que o curso será o primeiro passo na vida de quem busca uma vaga de trabalho. De acordo com o cronograma, cada curso tem 80 horas de duração.

Balanço

O programa “Carretas do Conhecimento” ofereceu ao longo de 2021, 1.782 vagas em cursos profissionalizantes em 35 municípios, com investimentos de R$ 2,8 milhões. Foram 104 turmas nas habilitações de elétrica automotiva, informática básica, refrigeração, mecânica industrial, corte e costura industrial, instalações elétricas, manutenção de motocicletas e panificação. O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, com a Fundação Grupo Volkswagen, a Volkswagen e o Senai-PR.