Operação da Patrulha Maria da Penha orienta mulheres em Ubiratã
Uma ação educativa voltada à prevenção da violência doméstica reuniu 16 mulheres na tarde dessa quarta-feira (17), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Ubiratã. A atividade integrou as ações da Operação Mulher Segura, desenvolvida pela Patrulha Maria da Penha do 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM), de Campo Mourão.
Durante o encontro, mulheres atendidas pelo serviço e funcionárias da unidade receberam orientações sobre a legislação que trata da violência doméstica, incluindo a identificação das diferentes formas de agressão, os meios disponíveis para denúncia, as medidas protetivas previstas em lei e a relevância do apoio institucional às vítimas.
Na segunda etapa da programação, foi realizada uma atividade prática de defesa pessoal, conduzida pela soldado Carraro, com foco em técnicas simples de autoproteção, prevenção de situações de risco e fortalecimento da segurança emocional das participantes.
Segundo a Polícia Militar (PM), a iniciativa teve caráter preventivo e informativo, fortalecendo a articulação entre a corporação e a rede municipal de atendimento, com o objetivo de ampliar o acesso à informação, incentivar o empoderamento feminino e contribuir para a redução dos casos de violência doméstica no município.
Operação Mulher Segura
A Operação Mulher Segura faz parte de um programa da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) e tem por objetivo realizar o enfrentamento aos diversos tipos de violências de gênero contra a mulher. Entre eles, o feminicídio, o estupro e os diversos tipos de violência doméstica, com ações de prevenção nas diversas comunidades do Paraná. O programa trabalha com dois segmentos: A Palestra Mulher Segura e a Palestra De Homem Para Homem.

