Operação Virtude: 11º BPM de Campo Mourão encerra hoje ciclo de palestras

A Patrulha Maria da Penha, do 11º Batalhão de Polícia Militar de Campo Mourão (BPM), realiza nesta quinta-feira (30) a última palestra da Operação Virtude, voltada à proteção de pessoas idosas. De acordo com a equipe responsável pelas ações, o último evento promovido pelo batalhão será nos distritos de Nova Brasília e São Geraldo, em Araruna.

Com isso, os agentes atenderão os 20 municípios de abrangência do 11º BPM. Ao longo deste mês em que a operação está em vigor, pelo menos 1.500 pessoas já foram atendidas com palestras, com o tema “Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa”.

Os participantes incluem tanto as próprias pessoas idosas, normalmente atendidas por instituições especializadas em cada município, quanto os profissionais que compõem a rede de proteção desse público e a população em geral.

Nessa quarta-feira (29), por exemplo, a equipe já esteve em Araruna para atender cerca de 60 participantes no Clube de Mães do Distrito de São Vicente e outros 60 no Centro de Convivência do Idoso da cidade. Participaram dos eventos representantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), idosos e a comunidade em geral.

Nessa quarta-feira (29), uma palestra foi realizada no Centro de Convivência do Idoso de Araruna

A Operação Virtude, que está acontecendo em todo o país, por meio de parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (SESP), o Ministério da Justiça e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, finaliza oficialmente nesta sexta-feira (31), quando encerra o mês em que é comemorado o Dia Internacional das Pessoas Idosas (1º de outubro).

De acordo com o 11º BPM, o objetivo das ações desempenhadas pelas forças de segurança pública é reduzir a subnotificação de casos, combater a violência contra idosos e fortalecer a rede de proteção às pessoas acima de 60 anos, por meio da conscientização da população sobre o assunto.

Como resultado da operação nas três primeiras semanas deste mês, de acordo com o portal Agência Brasil, o Ministério da Justiça e Segurança Pública apurou mais de 1.200 denúncias, atendeu um número superior a 5.600 vítimas, realizou cerca de 9.300 diligências policiais e registrou mais de 5.000 boletins de ocorrência. Já a quantidade de pessoas presas nessas ações passa de 400.

Abrangência

Fazem parte da região de abrangência do 11º BPM os municípios de: Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Nova Cantu, Peabiru, Quinta do Sol, Roncador e Ubiratã. As ações da Operação Virtude estão sendo realizadas nas cidades e em distritos dos municípios.

Canais de denúncia

Denúncias anônimas de casos de violência contra idosos podem ser feitas pelo telefone 190, pelo Disque 181 ou, ainda, pelo Disque Direitos Humanos (100).