Paróquia abre programação a padroeiro São João em Peabiru
A Paróquia São João, de Peabiru, iniciou nesta quinta-feira (15) a programação em comemoração ao padroeiro São João Batista – celebrado no dia 24 de junho. A igreja comemora também os 70 anos de fundação. No dia 4 deste mês foi realizada uma Missa Sertaneja em ação de graças pela colheita e benção aos agricultores.
Nesta quinta, a novena será celebrada às 19h30 na residência dos moradores da cidade Carlos e Terezinha de Melo, na rua José Dias Aranha, 408. A novena prossegue até o dia 23, cada dia em um endereço diferente. Confira a programação completa abaixo.
A programação religiosa será encerrada no dia 24, quando é celebrado o Dia de São João Batista, Neste dia, será realizada às 9 horas, em frente a paróquia, a benção de carros e missa solene ao padroeiro.
Simultaneamente a programação religiosa, a paróquia realiza também a festiva, do dia 17 a 24 deste mês. No dia 17, será realizado um bailão de São João com a Banda GT Caipirão; no dia 22, apresentação de quadrilha e funcionamento de barracas de comidas típicas; dia 23, funcionamento das barracas de comidas a partir das 20 horas; e dia 24, almoço de São João com churrasco às 12 horas, e funcionamento das barracas de alimentação a partir das 20hs.
A Igreja retoma as festividades ao padroeiro após dois anos sem a realização da tradicional festa por conta da pandemia da Covid-19. A arrecadação do evento será revertida para a reforma do Salão Paroquial para atender normas do Corpo de Bombeiros. O custo da obra já está em R$ 167 mil. Pessoas de várias cidades da região são esperadas para a festança ao padroeiro.
São João
São João é conhecido como o “Santo Festeiro”. Essa festividade faz parte das tradicionais comemorações das festas juninas do país, que são celebrações no mês de junho marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras. O dia de São João é comemorado em 24 de junho para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo e faz parte do calendário da Igreja Católica.
São João nasceu no dia 24 de junho, em Israel, na cidade de Aim Karim, a seis quilômetros de Jerusalém. Seu pai era sacerdote e chamava-se Zacarias. Sua mãe, conhecida como Santa Isabel, era prima de Santa Maria, mãe de Jesus. O casal nunca tinha tido filhos. Estudos indicam que, além de idosa, Santa Isabel era estéril. No entanto, um dia, o anjo Gabriel anunciou a Zacarias que eles teriam um filho e ele deveria se chamar João. O acontecimento foi considerado um milagre. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por ele nas margens do rio Jordão.
Programação religiosa da festa
15/06 – às 19h30 – 1º dia da novena. Local: Residência de Carlos e Terezinha de Melo, na rua José Dias Aranha, 408;
16/06 – às 19h30, na oficina do Chiquinho, na rua Maria Helena Bassi;
17/06 – às 19 horas, na Capela Imaculada, na rua Papa João XXII, S/N;
18/06 – às 19 horas, na Igreja Matriz;
19/06 – às 19h30, na residência de Irene Rodrigues Ribeiro, na rua Cassemiro Radominski, 63;
20/06 – às 19h30, na residência de Elizabete Pereira, na rua Cassemiro Radominski, 1213;
21/06 – às 19h30, na residência da Milena Roberta, na rua Das Flores Vila Rural Q. 1, Lote 08;
22/06 – às 19h30, na Garagem Rezende Veículos, na Av. José Moser, 1167;
23/06 – às 19h30, na Igreja Matriz, com ordenação diáconal do clérigo Ederson de Assis Monte, em seguida, a missa terá a benção da fogueira;
24/06 – às 9 horas, benção dos carros em frente a Igreja Matriz, e às 19 horas, missa solene do Padroeiro.
Programação festiva
17/06 – Baile de São João com a Banda GT Caipirão;
22/06 – Apresentação de quadrilha e funcionamento das barracas;
23/06 – Funcionamento das barracas às 20 horas;
24/06 – Almoço de São João com churrasco às 12 horas e funcionamento das barracas às 20 horas.

