Paróquia abre programação das novenas ao padroeiro São Judas Tadeu
A Paróquia São Judas Tadeu, de Quinta do Sol, iniciou nesta semana a programação das novenas ao Santo, que é padroeiro do município. As celebrações, sempre às 19h30, prosseguem até o próximo dia 28 (segunda-feira), feriado municipal. Neste ano a paróquia completa 53 anos de idade.
Nesta quarta-feira (23) a novena será celebrada pelo padre Fernando Sales da Silva; amanhã (padre Roberto Carlos Reis); sexta-feira (bispo diocesano Dom Bruno Eliseu Versari); sábado (padre Francisco Dantas de Carvalho); domingo (padre Carlos Kraus Ferreira e diácono Marcos Alexandre Carvalho); e na segunda-feira, encerramento (padre André e seminaristas).
O padre da paróquia, Carlos Kraus Ferreira lembra que o momento é de confraternizar e também refletir sobre São Judas Tadeu, conhecido como o Santo das causas impossíveis. Todos os dias terremos novenas com temas e padres diferentes abordando os ensinamentos de São Judas Tadeu, falou o padre.
Durante todos os dias, após as novenas, está sendo realizada benção de diversos segmentos. Ontem, a benção foi para a terceira idade, já nesta quarta-feira (23) será para as pastorais e movimentos. Na segunda-feira (28), a festa será marcada pela distribuição gratuita de bolo com medalhinhas de São Judas Tadeu à comunidade.
A igreja está preparando um bolo de 100 quilos. Segundo o padre Carlos, o bolo está sendo preparado com doações feitas pela população. O trabalho de confecção do bolo, que está sendo produzido em Engenheiro Beltrão, também não será cobrado. O bolo será distribuído após a celebração da missa, às 19h30. Um grande público é esperado para o evento.
ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS
Durante as celebrações das novenas está sendo feita também a arrecadação de alimentos. Em cada missa será arrecadado um produto diferente, como materiais de limpeza; alimentos não perecíveis; leite; fraldas descartáveis geriátricas; entre outros. Os donativos serão distribuídos às entidades assistenciais do município.
O SANTO
O Dia de São Judas Tadeu é comemorado anualmente em 28 de outubro. Esta data é celebrada pela comunidade católica, em homenagem ao chamado “santo das causas impossíveis”: São Judas Tadeu, um dos discípulos de Jesus Cristo. Normalmente, no Dia de São Judas Tadeu os fiéis fazem romarias e novenas em homenagem ao santo, considerado um dos mais venerados entre os brasileiros católicos.
São Judas Tadeu nasceu na atual Palestina e foi um dos doze discípulos de Jesus Cristo, sendo também considerado o seu primo. Após a morte e ressurreição de Cristo, São Judas Tadeu se encarregou de pregar o Evangelho na Judeia, Samaria, Mesopotâmia e na Pérsia, onde foi martirizado e condenado a morte à pauladas e machadadas por fiéis pagãos da deusa Diana. A data da sua celebração é uma homenagem ao dia de sua morte, em 28 de outubro de 70 d.C.
Ele é também conhecido como São Tadeu. A Igreja Apostólica Armênia honra Tadeu juntamente com São Bartolomeu como santo padroeiro e responsável por ter levado o Cristianismo à Arménia. É o santo patrono das causas desesperadas e das causas perdidas na Igreja Católica Romana.
O atributo de São Judas é a maça ou o machado. Ele também é geralmente mostrado nos ícones com uma chama à volta da cabeça, que representa a sua presença durante o Pentecostes, quando ele recebeu o Espírito Santo junto aos Doze apóstolos.
Outro atributo comum é ver Judas Tadeu segurando uma imagem de Jesus Cristo, a imagem de Edessa. Em algumas ocorrências, ele pode ser visto segurando um rolo ou um livro (supostamente a Epístola de Judas) ou uma régua de carpinteiro.

