Patrulha Maria da Penha realiza ações da Operação Virtude na região
A equipe da Patrulha Maria da Penha do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Campo Mourão, iniciou esta semana realizando ações voltadas à Operação Virtude, iniciativa voltada ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Dos municípios de abrangência do batalhão, foram atendidos Roncador e Campina da Lagoa, por meio da palestra “Enfrentamento à violência contra a pessoa idosa”.
Em Roncador, a intervenção aconteceu nessa segunda-feira (6), no Centro de Convivência do Idoso local, para cerca de 50 pessoas. Participaram os próprios idosos atendidos pela instituição, assim como a presidente do local, representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além da Polícia Militar, que integra a rede de apoio e proteção à pessoa idosa no município.

Já em Campina da Lagoa, a palestra aconteceu nesta terça-feira (7), também no Centro de Convivência do Idoso do município, para aproximadamente 80 pessoas. Estiveram presentes o público atendido pelo centro e representantes da rede de proteção do município, incluindo o CRAS, o CREAS, e as secretarias de Educação, Esporte e Lazer, bem como a Polícia Militar.
De acordo com o comando do 11º BPM, em ambos os municípios, as ações tiveram como objetivo sensibilizar e conscientizar os participantes sobre os diferentes tipos de violência que atingem a população idosa. Na ocasião, foi destacada a importância da proteção dos direitos desse público, abordando formas de identificar, prevenir e denunciar situações de violência, bem como os canais de denúncia e o papel da rede de proteção.
Denúncias
Denúncias de casos de violência contra idosos podem ser feitas pelo telefone 190, pelo Disque 181 ou, ainda, pelo Disque Direitos Humanos (100).

