Peabiru abre programação de aniversário nesta sexta, dia 13
A programação que vai marcar os 67 anos de Peabiru será aberta nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, com a inauguração do painel mosaico da Casa da Cultura, às 8h30. O aniversário da cidade será no sábado, dia 14, quando haverá um ato cívico às 9 horas, seguido de oficina do CRAS, com o Pelotão Pelicano.
No sábado à noite (19 horas), será aberta a exposição de fotos temáticas “Porque trilho” e a partir das 23 horas, show com o cantor Loubet. No domingo (15), a partir das 8 horas, haverá mais uma trilha pelos Caminhos de Peabiru e à tarde (17h), oficina de taekwondo, do CRAS. À noite, oficina e apresentação de ballet do CRAS.
A chegada do Papai Noel está marcada para a segunda-feira (16) a partir das 20h30. Na terça, oficina de musculação do CRAS e na quarta, atrações locais e show com a Banda Caminho da Graça. No dia 19 haverá oficina de danças urbanas e ritmos e no dia 20, show com bandas gospel.
No dia 21 (sábado), haverá o Auto de Natal, organizado pelo Departamento de Cultura e Pastoral da Juventude do município. No dia 22, haverá entrega de presentes na praça, com a presença do Papai Noel nas atividades do projeto “1,2,3 Criança outra vez”.
“Mais um ano de trabalho se encerra, abrindo caminho para realização de mais sonhos e preparamos uma programação especial para junto com nossa população festejar o aniversário da cidade e ao mesmo tempo as festividades natalinas”, destaca o prefeito Julio Frare.
A lei que criou o município de Peabiru foi assinada em 1951 mas só entrou em vigor um ano depois, em 14 de dezembro de 1952. A história da cidade está intensamente ligada à ao famoso “Caminho de Peabiru”, rota utilizada por indios que se estendia por mais de 3.000 quilômetros. Acredita-se que um de seus muitos ramais se situava à margem oeste do Rio Mourão, cruzando o município de Peabiru.
O nome Peabiru apresenta divergências. Há estudiosos que afirmam que os índios Guarani chamavam o estreito caminho de “Peabeyú”, que significa “Pe” – Caminho; “Abe” – Antigo; “Yú” – Ida e Volta, portanto, “Caminho de Ida e Volta”. Outros historiadores também dizem que significa “Caminho Batido”, “Caminho Pisado” ou “Caminho Amassado”, que é a versão mais aceita.

