Peabiru confirma Carnaval de Rua e anuncia programação completa nos próximos dias
O município de Peabiru se prepara para mais uma edição do tradicional Carnaval de Rua, que em 2026 chega à 21ª edição. A festa, promovida pela prefeitura, já está confirmada e deve novamente transformar a cidade em ponto de encontro de foliões de toda a região.
De acordo com a organização, com proposta de diversão para toda a família, o Carnaval de Rua de Peabiru se consolidou ao longo dos anos como um dos eventos culturais mais aguardados do calendário municipal, reunindo música, fantasias, alegria e participação popular.
O prefeito da cidade, Marcos Lopes, destacou a importância da festa para o município e lembrou o sucesso da edição anterior. “O Carnaval de Peabiru é uma celebração da nossa cultura e da convivência comunitária. No ano passado, reunimos milhares de pessoas de Peabiru e de cidades vizinhas em um evento organizado, seguro e alegre. Em 2026, vamos manter esse padrão e fazer uma festa ainda melhor”, afirmou.
Segundo o prefeito, além do caráter cultural, o evento também movimenta a economia local. “O Carnaval gera renda, aquece o comércio e valoriza a cidade. É uma festa que pertence à população e que fortalece a identidade de Peabiru”, completou.
A organização informou que a programação completa será divulgada nos próximos dias, com detalhes da quantidade de blocos, se haverá premiações, atrações e horários. As informações oficiais serão publicadas pela Divisão de Cultura de Peabiru, responsável pela coordenação do evento.
O Carnaval de Rua 2026 de Peabiru terá como lema “Alegria, cultura e tradição”. Durante o evento, vários seguranças privados vão auxiliar os trabalhos da Polícia Militar (PM) durante os quatro dias de folia, além de dezenas de câmeras espalhadas pela área.
Até a década de 1970, o carnaval de Peabiru era restrito ao salão da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Peabiru (ACERP), clube social de então. Dos anos de 1970 até o fim dos anos de 1990, a festa ocorria no Peabiru União Clube (PUC) e outros ambientes fechados. A partir de 2002, preocupado com os jovens que saíam de Peabiru para ir a outras cidades, foi criado o Carnaval de Rua de Peabiru. Assim, o Carnaval deixou os salões fechados para ganhar de vez as ruas.

Serviço
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Divisão de Cultura, que está organizando a festa popular, pelo telefone (44) 3531-2661.
Carnaval
A origem do Carnaval no Brasil está no entrudo português, trazido pelos colonizadores no século XVII, com brincadeiras de rua com água e farinha, evoluindo para bailes de máscaras da elite no século XIX e incorporando fortes influências africanas e indígenas, resultando nos blocos, escolas de samba e ritmos como o frevo e o afoxé, que deram forma à festa diversa e única do país.
No século XIX passou por uma transformação: a elite brasileira, inspirada pela Europa, começou a organizar bailes de máscaras e sociedades carnavalescas, distanciando-se do entrudo. As camadas populares criaram os cordões e ranchos, inspirados em procissões, que evoluíram para os blocos de rua atuais, marcando o início da musicalidade com marchinhas.

