Peabiru divulga programação oficial do seu tradicional Carnaval de Rua
A prefeitura de Peabiru divulgou a programação oficial do 21º Carnaval Popular de Rua, que será realizado na área central do município. A festa acontece ao longo de quatro noites, de sábado a terça-feira, além de duas matinês, mantendo o formato que se consolidou ao longo dos anos como uma das principais celebrações populares da cidade e da região. Milhares de pessoas são esperadas para uma das maiores festas populares da região de Campo Mourão.
A abertura será no sábado, dia 14 de fevereiro, a partir das 21 horas, com shows das bandas Meu Pagode e Pop Corn. No domingo (15), a programação começa à tarde, das 15h às 18 horas, com matinê voltada ao público infantil, animada pela Banda Sem Preconceito. Para garantir a diversão da criançada, haverá máquina de espuma. À noite, a partir das 21 horas, o Carnaval segue com a Banda Pop Corn.
Na segunda-feira (16), a festa retorna às 21 horas, com apresentações da Banda Pop Corn e do Grupo Sem Preconceito. Já na terça-feira (17), último dia de Carnaval, a programação inclui matinê das 17h às 20 horas e, a partir das 21 horas, o encerramento oficial com Banda Pop Corn e Grupo Sem Preconceito.
Neste ano, o Carnaval de Peabiru adota um tema alinhado à campanha do Governo do Estado do Paraná de enfrentamento ao assédio contra a mulher. Com o slogan “Não é não, no bloco e nas redes”, a festa traz como tema local “No Carnaval Perfeito, Trate a Mulher com Respeito”, reforçando a mensagem de conscientização e o direito das mulheres de ocupar os espaços públicos com segurança e liberdade.
A segurança dos foliões é apontada como prioridade pela organização. Segundo Juliano Steph Scarabel, membro da comissão organizadora, um esquema especial está sendo montado. “Estamos organizando um grande esquema de segurança, com equipes privadas e com o apoio da Polícia Militar do Paraná, para garantir conforto e tranquilidade às pessoas que querem se divertir”, afirmou.
A diretora de Cultura de Peabiru, professora Adriana Gatti Lira, destacou o caráter cultural do evento. Para ela, o Carnaval é uma tradição consolidada no município e na região. “Estamos com toda a equipe preparada para fazer deste Carnaval um dos melhores dos últimos anos”, disse.

O prefeito Marcos Lopes também ressaltou o significado da festa para a cidade. Ele lembrou que o Carnaval Popular de Rua foi criado durante seu primeiro mandato, em 2002, como alternativa para manter os jovens no município durante o feriado. “Quando observamos que nossos jovens estavam se arriscando nas estradas durante o Carnaval, criamos o Carnaval Popular de Rua de Peabiru. Hoje é um sucesso de público e de organização. Todos são bem-vindos, que venham em paz e com alegria no coração”, afirmou.
Até a década de 1970, o carnaval de Peabiru era restrito ao salão da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Peabiru (ACERP), clube social da época. Dos anos de 1970 até o fim dos anos de 1990, a festa ocorria no Peabiru União Clube (PUC) e outros ambientes fechados. A partir de 2002, preocupado com os jovens que saíam de Peabiru para ir a outras cidades, foi criado o Carnaval de Rua de Peabiru. Assim, o Carnaval deixou os salões fechados para ganhar de vez as ruas.
Origem do Carnaval
A origem do Carnaval no Brasil está no entrudo português, trazido pelos colonizadores no século XVII, com brincadeiras de rua com água e farinha, evoluindo para bailes de máscaras da elite no século XIX e incorporando fortes influências africanas e indígenas, resultando nos blocos, escolas de samba e ritmos como o frevo e o afoxé, que deram forma à festa diversa e única do país.
No século XIX, passou por uma transformação: a elite brasileira, inspirada pela Europa, começou a organizar bailes de máscaras e sociedades carnavalescas, distanciando-se do entrudo. As camadas populares criaram os cordões e ranchos, inspirados em procissões, que evoluíram para os blocos de rua atuais, marcando o início da musicalidade com marchinhas.
Programação completa
Sábado (14)
21 horas – show com as “Bandas Meu Pagode” e “Pop Corn”.
Domingo (15)
Matinê para a criançada das 15 às 18 horas, com animação da Banda Sem Preconceito. Haverá máquina de espuma para animar a festa.
21 horas – Show com a Banda Pop Corn
Segunda-feira (16)
21 horas – Show com a Banda Pop Corn e Grupo Sem Preconceito.
Terça-feira (17)
Matine das 17 às 20 horas e a partir das 21 horas, encerramento da festa com a Banda Pop Corn e Grupo Sem Preconceito.

