Peabiru inicia venda dos convites do Carneiro ao Vinho

A prefeitura de Peabiru iniciou a venda dos convites da 27ª Festa do Carneiro ao Molho de Vinho, prato típico da cidade. O almoço será no dia 17 de agosto. O município ainda não definiu a programação artística, que deverá ser divulgada nos próximos dias.

Para esta edição, segundo o prefeito Marcos Lopes, foram colocados cerca de 2 mil convites à venda. O valor para adulto é de R$ 70,00 e para crianças de 6 a 11 anos, R$ 35,00. Os ingressos podem ser adquiridos com:

  • Vilma (Rotary Clube): (44) 9.9978-7753

  • Anderson (Lions): (44) 9.9984-0182

  • Secretaria da Igreja Matriz: (44) 9.9753-4692

  • Alexandre Rui Barbosa: (44) 9.9930-3777

Lopes informou que a festa vem sendo planejada “com muita responsabilidade”. “Temos uma equipe experiente e muito bem organizada envolvida nos preparativos. Em breve vamos divulgar a programação artística”, destacou o prefeito, ressaltando que manter a tradição do prato típico é uma “obrigação” da administração. “Convidamos toda a região a prestigiar nosso evento. Todos serão muito bem recebidos e acolhidos para saborear o nosso Carneiro ao Vinho”, acrescentou.

O almoço será servido em barracas montadas na área central da cidade. No final de junho, foi definido o poema que estampará os pratos do evento. O vencedor foi o estudante José Carlos Pepino Neto, aluno do 5º ano da Escola Municipal Princesa Isabel.


Carneiro ao Vinho

O “Carneiro ao Vinho” é uma iguaria de origem árabe, que começou a ser servida no final da década de 1940, com a chegada de imigrantes libaneses a Peabiru. Há, no entanto, outras versões que associam a origem do prato aos tropeiros e até mesmo aos jesuítas, embora sem registros históricos confirmando essas hipóteses.

Trata-se de um ensopado de carne de carneiro temperado com tomate, cebola, batata, azeite de oliva, vinho branco seco, sal, alho, salsinha, cebolinha e pimenta-do-reino. No município, o prato era inicialmente servido entre patrícios árabes em festas de casamento ou ao término do Ramadã.

Com a diminuição da comunidade libanesa nos anos 1980, a receita quase foi esquecida, até que o pioneiro Wenceslau Macowski, de origem ucraniana, passou a prepará-la em sua propriedade rural. Em 1993, uma comissão elegeu o “Carneiro ao Vinho” como prato típico de Peabiru, dando origem à festa tradicional que chega à 27ª edição em 2024.