Peabiru premia projetos pedagógicos e lança revista com práticas da rede municipal
A Secretaria Municipal de Educação de Peabiru realizou no Salão Paroquial a cerimônia de premiação da 11ª edição do Concurso Municipal de Projetos Pedagógicos. Veja os vencedores ao final desta reportagem. O evento, que aconteceu na última semana, também marcou o anúncio dos vencedores do I Prêmio Gestor Ouro e o lançamento da revista pedagógica “+ que Aula”, produzida para registrar e divulgar as práticas desenvolvidas na rede municipal.
Neste ano, 46 projetos foram inscritos por profissionais de todas as unidades escolares. As premiações em dinheiro foram entregues pelo prefeito Marcos Lopes, que destacou o compromisso dos educadores. “É uma alegria reconhecer iniciativas que fazem diferença na aprendizagem dos nossos alunos. Peabiru tem avançado porque conta com profissionais comprometidos”, afirmou.

A avaliação dos trabalhos foi feita por técnicas do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão (NRE), que também acompanharam a entrega das premiações. A secretária municipal de Educação, Dayane Fernanda Borges de Araujo Walter, reforçou a importância da iniciativa. “Nossos educadores têm produzido ações de excelência, e essa noite é o reconhecimento público de um trabalho que impacta gerações dentro da sala de aula”, afirmou.
Após a solenidade, os servidores participaram de um jantar e sorteios de brindes doados pelo comércio local. O evento foi encerrado com apresentação musical do grupo de pagode Sem Preconceito.

Revista + que Aula
A cerimônia também marcou o lançamento da revista pedagógica “+ que Aula”, organizada pelo presidente da Academia Mourãoense de Letras e ex-secretário de Educação de Peabiru, Fábio Sexugi. A publicação reúne relatos dos projetos premiados e boas práticas desenvolvidas na rede, com o objetivo de perpetuar ações que contribuem para os resultados educacionais do município, que tem se destacado entre as primeiras colocações no NRE de Campo Mourão.
Criado em 2013, na gestão do então prefeito Claudinei Antonio Minchio (in memoriam), o concurso se consolidou como uma das principais ações de incentivo às práticas inovadoras na rede municipal. A iniciativa foi mantida e fortalecida nas gestões de Júlio Cezar Frare. Em 2020 e 2021, o evento não ocorreu por causa da pandemia. Em 2025, já na administração do prefeito Marcos Lopes, o projeto ganhou nova estrutura com a criação de novas categorias, ampliando a participação dos profissionais.
Vencedores do XI Concurso Municipal de Projetos Pedagógicos
Educação Infantil – CMEI
1º – Redescobrindo o Encanto dos Livros – Lidiane de Almeida Benedito da Silva (CMEI Mãe Dolores)
2º – Brincar, cantar e encantar: músicas e ritmos da infância – Rafaela Bruna dos Santos Nunes (CMEI Pró-Infância)
3º – Brincadeira de criança: um resgate cultural – Dulcinéia da Silva Marinho (CMEI Pró-Infância)
Educação Infantil – Pré-Escola
1º – Da terra à mesa: da semente à colheita, cultivando o futuro – Jaqueline Camargo Sontag (CMEI Santa Paula)
2º – Aventuras Literárias – Taiana Paula Gomes (Escola Municipal Emílio de Menezes)
3º – Gêneros textuais: cada aventura uma descoberta! – Iara Carolina da Silva Skuerek (Escola Municipal Paulo Freire)
Ensino Fundamental
1º – Leitura em ação: descobrindo o prazer em ler com os mascotes Alfa e Beto – Sílvia Regina Chacorowski (Escola Municipal Darci Ribeiro)
2º – Doces escolhas: caminhos para uma alimentação saudável – Sandra Regina da Souza Silva (Escola Municipal São José)
3º – Do canteiro ao cofrinho: um caminho de aprendizagem e responsabilidade financeira – Elaysa Roberta Merenda (Escola Municipal Darci Ribeiro)
Vencedores do I Prêmio Gestor
Gestor Ouro – Presença que transforma: a falta que a criança faz – Jaqueline Mathias Belo Alves (CMEI Arco-Íris)
Gestor Prata – Mordida não, criança faz carinho! – Maria Lúcia Durães de Souza (CMEI Pró-Infância)
Gestor Bronze – O universo das fábulas: viagens literárias que inspiram e transformam a leitura – Eliana Augusta Sexuque de Oliveira (Escola Municipal Darci Ribeiro)





