Peabiru recebe ganhadora de carro e finalistas do Agrinho 2025 com carreata

O clima de festa do início da semana se manteve nessa quarta-feira (22) em Peabiru. Uma carreata foi realizada no final da tarde em comemoração às finalistas do Programa Agrinho 2025, na categoria Experiência Pedagógica. Além das professoras Thalita Fernanda Machry e Glayze Mayara Dorce também chegarem à final, a docente Jaqueline Costa da Silva Soares conquistou um carro zero quilômetro após ser classificada em terceiro lugar na categoria.

Mais um motivo de festa na educação peabiruense foi a posição em segundo lugar conquistada pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Paula na categoria Escola Agrinho. A unidade escolar recebeu como prêmios quatro notebooks e diversos celulares, que foram distribuídos para os funcionários da instituição.

“Um orgulho para nossa educação ter professoras premiadas e tão comprometidas com a qualidade de ensino de nossas crianças! Pelo histórico de premiações de nossa cidade, reconhecemos que Peabiru é referência em projetos no estado do Paraná”, celebrou a secretária municipal de Educação, Dayane Walker.

Cerca de 40 veículos participaram da carreata, acompanhados por uma viatura da Polícia Militar. As finalistas desfilaram em cima de uma caminhonete, com autorização do sargento local, enquanto faixas, balões e muita animação tomaram as ruas da cidade.

Cerca de 40 veículos participaram da carreata, acompanhados por uma viatura da Polícia Militar

“Foi muito gratificante. É muito importante esse reconhecimento, até porque, como eu falo, é inspiração para outras professoras. É para mostrar também para a comunidade o trabalho que vem sendo realizado, o compromisso que nós temos com a educação”, disse a vencedora.

Jaqueline, que viajou de ônibus para Curitiba para participar da cerimônia de encerramento e premiação no último final de semana, voltou em seu veículo Fiat Mobi 2025 zero quilômetro. Toda a documentação do automóvel já foi transferida para o nome dela assim que recebeu o carro, que foi entregue com o tanque cheio.

Na segunda-feira (20) à noite, logo que as professoras chegaram de viagem, as equipes do CMEI e da Secretaria de Educação já haviam organizado uma recepção para as finalistas. A festa continuou na quarta-feira, com a participação também da comunidade, que celebrou as conquistas.

Município também comemorou a segunda colocação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Paula na categoria Escola Agrinho

Projetos

A professora Jaqueline Costa da Silva Soares conquistou a terceira colocação na categoria Experiência Pedagógica do Agrinho 2025 com o projeto “Energia Sustentável – Atitude Consciente para um Mundo Diferente!”. O trabalho foi desenvolvido com a turma do nível Infantil 5C, do CMEI Santa Paula, com apoio da auxiliar Tacyani.

Já a educadora Thalita Fernanda Machry – que conquistou o primeiro carro do município no concurso em 2022 ao vencer sua categoria em primeiro lugar – dessa vez ficou perto de receber a premiação máxima novamente, ocupando a quarta posição. Ela concorreu com o trabalho “O Legado do Agrinho em Mãos Miúdas: da Raiz à Nascente”, realizado no Infantil 4C, do CMEI Santa Paula, com participação da auxiliar Jaqueline Carvalho.

Por sua vez, a terceira docente finalista do município, Glayze Mayara Dorce, inscreveu o projeto “Peabiru Paraná: Da Minha Terra Brota o Futuro”, realizado na turma de nível Infantil 2, do CMEI Pioneiro Darcy Klein, contando com o apoio da auxiliar Kailaine e da professora Maria Eduarda. Seu projeto foi classificado em 17º lugar.

Agrinho

O Agrinho é considerado o maior programa de responsabilidade social do Sistema Faep. Criado em 1995, chegou à sua 30ª edição neste ano. Somente na cerimônia de encerramento, na segunda-feira (20), o evento reuniu mais de 5 mil pessoas entre alunos, professores e representantes das redes pública e privada de ensino. O tema geral do concurso foi “Festejando a conexão campo e cidade”, que envolveu a participação de instituições de ensino de todo o Paraná, em diversas categorias.

O programa é resultado da parceria entre a Faep e o Governo do Paraná, por meio das Secretarias da Educação, Agricultura e Abastecimento, Justiça e Cidadania, Desenvolvimento Social e Família e Desenvolvimento Sustentável, além da colaboração de prefeituras e de diversas empresas e instituições públicas e privadas.