Peabiru recebeu expedição de veículos antigos de Curitiba

Uma expedição com pelo menos 30 veículos antigos foi recepcionada em Peabiru no domingo (5). O grupo Peabiru, de Curitiba, percorreu cerca de 800 quilômetros com caminhões, jeeps, belinas, kombis, chevrolets, dodges, entre outros. Eles saíram da capital no sábado, passando pela região dos campos gerais e Pitanga.

O ponto de encontro com o grupo de Peabiru foi em Fênix, por onde entraram em uma estrada rural no traçado dos Caminhos de Peabiru. O historiador Arleto Rocha, que coordenou a ação em parceria com a prefeitura de Peabiru, explica que os veículos percorreram a estrada por onde passaram indígenas e jesuítas e depois o bandeirante Raposo Tavares, que atacou e destruiu a Vila Rica do Espírito Santo (Fênix) em 1632.

“O objetivo dessa expedição é divulgar a riqueza turística da região a todo o Estado”, disse Arleto. De Fênix o grupo passou comunidades rurais até chegar na Praça do Distrito de Ourilândia (Barbosa Ferraz-PR). Depois de 44 km, outra parada para descanso foi no Salto Boicotó, na fazenda do agricultor Antônio Gancedo.

Até chegar a Peabiru foram mais 25 quilômetros, passando pelo Marco das 4 fronteiras de 4 cidades (Peabiru, Campo Mourão, Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul), por dentro de Silviolandia (distrito de Peabiru) sobre o Rio da Várzea. A expedição chegou a Peabiru no início da noite, e fez uma “carreata” na avenida principal.

Os veículos antigos ficaram em exposição na praça central e na manhã desta segunda-feira (06), fizeram um city tour na Igreja São João Batista, obelisco e Museu Caminhos de Peabiru. “Antes da pandemia, o grupo percorreu 6 mil km em cinco países”, revelou Arleto.