Polícia apreende jovem de 17 anos por maus tratos a animais

Um jovem de 17 anos de idade foi apreendido pela Polícia Militar (PM) de Juranda pelo crime de maus tratos a animais. A situação foi registrada no distrito de Rio Verde, no Clube Carajás.

Os policiais deslocaram ao local após receberem uma denúncia anônima de que havia um cavalo agonizando. Ao chegar ao endereço, os policiais confirmaram o fato. Bastante debilitado, o animal estava caído no chão e não conseguia se levantar de tanta fraqueza. O cavalo estaria há pelo menos três dias sem água e sem comida no local.

Uma equipe da vigilância sanitária e um médico veterinário do município também estiveram no local. Apesar de todos os esforços para salvar o equino, o animal teve de ser sacrificado.

Com base em informações, os policiais conseguiram identificar o proprietário do cavalo e descobriram sua residência. Na casa, identificaram o dono, um jovem de 17 anos, que confirmou ser o responsável pelo animal.

Diante da situação de maus tratos, ele recebeu voz de apreensão, sendo conduzido à delegacia de Polícia Civil de Ubiratã para procedimentos cabíveis. O rapaz foi acompanhado pela mãe.

Pena

Desde 2020, a aprovação de lei federal tornou mais severa a punição para crimes de maus tratos a animais. A prática deste crime é punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. Atualmente, o crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e a pena previa apenas de três meses a um ano de reclusão, além de multa.