População de Barbosa Ferraz e Farol tem até dia 13 para inscrição em cursos gratuitos

Moradores de Barbosa Ferraz e Farol interessados em participar dos cursos do programa “Carreta do Conhecimento” têm até a quarta-feira da próxima semana (dia 13) para se inscreverem.

Em Barbosa Ferraz será oferecido o curso de manutenção de motocicletas. As aulas terão início no dia 18 de novembro e conclusão no dia 23 de novembro. Já em Farol, a população terá a oportunidade de se capacitar na área de panificação. As aulas do curso terão início no dia 20 de outubro. O curso tem previsão de conclusão no dia 25 de novembro.

Para se inscrever, os interessados devem preencher um cadastro no site da Secretaria de Justiça do Paraná no link(www.justica.pr.gov.br/Formulario/det_vagas). A pré-inscrição pelo site, não garante a vaga do curso. Interessados deverão esperar o contato telefônico, com as informações necessárias para realização da matrícula.

Nas turmas iniciadas neste mês, as aulas serão em formato semipresencial, divididas entre aulas teóricas pela internet e atividades presenciais em laboratórios. Os protocolos de prevenção à pandemia deverão ser respeitados por todos.

O prefeito de Farol, Oclecio Meneses (PODE), destacou que desde que assumiu o município, no início de 2020, vem buscando essa parceria com o Governo do Estado, mas a pandemia da Covid-19 impediu que a carreta fosse enviada no ano passado. “Essas capacitações são importantes porque irão preparar a nossa população para o mercado de trabalho”, destacou.

Além da capacitação, os participantes que quiserem serão orientados a solicitar o MEI (Microempreendedor Individual) e, junto ao Fomento Paraná, buscar recursos para ter acesso a linhas de crédito para financiar seus negócios. “A busca pelo emprego tem que começar pela capacitação. Hoje o mercado exige isso. É um passo bastante importante na vida destas pessoas na busca por uma vaga de trabalho”, afirmou o prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi (Cidadania).

Além de Barbosa Ferraz e Farol, Goioerê também foi contemplada com o curso de elétrica automotiva. As aulas tiveram início na segunda-feira (4). A previsão de término é 11 de novembro. “A geração de empregos deve ser priorizada por qualquer gestor. Só temos a agradecer o governo do Paraná por essa preocupação ajudando os municípios na capacitação de mão de obra qualificada”, ressaltou Miliossi.

Cada curso tem 80 horas de duração. Em função da pandemia, 75% dos alunos recebem conteúdo online e 25% têm aulas presenciais. Segundo a Secretaria da Justiça e Família do Paraná (Sejuf), nesta etapa, são 3.718 novas oportunidades.