Prefeito de Boa Esperança anuncia programação de aniversário da cidade
O município de Boa Esperança já está em clima de festa para comemorar seus 61 anos de emancipação política. Nesta semana, o prefeito da cidade, Joel Buscariol, anunciou a programação festiva, que acontece entre os dias 28 e 30 de novembro. O aniversário da cidade é comemorado no dia 14 de dezembro.
A festa promete muita animação, com shows de renome nacional, praça de alimentação, barracas, feira de artesanato e a tradicional Cavalgada da Esperança, que chega neste ano à sua 19ª edição. A cavalgada costuma atrair centenas de cavaleiros e amazonas de várias regiões da Comcam e outras cidades do Paraná.
Conforme a programação divulgada pelo município, as comemorações começam no dia 28 de novembro, com o show da dupla André & Felipe. No dia 29, a festa continua ao som de Murilo & Romário e da banda Jiraya Uai.
Já no dia 30, o encerramento será em grande estilo. Além da Cavalgada da Esperança, o público vai cantar e dançar ao som da consagrada dupla sertaneja Israel & Rodolffo, atração nacional que promete levantar a multidão. “Estamos preparando a festa com muito carinho e planejamento para o nosso povo. Esta é uma forma de lembrar das nossas raízes e também valorizar a nossa população que é batalhadora”, disse o prefeito Joel Buscariol.
O gestor afirmou que toda a programação foi definida com os “pés no chão”, ou seja, com muito planejamento para não comprometer o orçamento municipal. “Temos muito o que comemorar nestes 61 anos de Boa Esperança”, ressaltou. A festa será realizada em parceria entre a prefeitura do município e a Câmara Municipal.
De acordo com estimativa populacional do IBGE, divulgada neste ano, Boa Esperança tem 4.595 habitantes. Conforme registros históricos, os pioneiros do município enfrentaram inúmeras dificuldades nos primeiros tempos de desbravamento da mata que cobria o território do atual município. O pior de tudo, no entanto, era a condição de trafegabilidade. Um desastre. No período das chuvas, as estradas ficavam intransitáveis, surgindo inclusive o primeiro nome da localidade: Barreiro do Oeste.
- Prefeito anuncia volta da ‘Leitoa Fuçada’ durante festa de aniversário de Janiópolis
- Prefeitura de Mamborê inicia preparativos para festas de fim de ano
As primeiras famílias de Barreiro do Oeste foram as de Manoel Luíz Cândido, André Bacas, Albino Inácio, Navarro, Antônio Vicente, Joaquim Ribeiro da Silva, Manoel Caldeira, João Pietrowiski, Nasciso Spolodori, Guimarães, Gasparello e outras. Em 1950, Barreiro Grande tinha bom desenvolvimento, com casas de comércio espalhando-se ao longo da rua principal.
A Lei Estadual nº 613, de 27 de janeiro de 1951, criou o distrito de Barreiro do Oeste. Por meio da Lei Estadual nº 4.844, de 6 de março de 1964, sancionada pelo governador Ney Braga, foi criado o município, porém com denominação alterada para Boa Esperança. O território foi desmembrado dos municípios de Janiópolis e Mamborê, sendo instalado oficialmente em 14 de dezembro de 1964. O nome foi sugestão da própria comunidade, demonstrando o otimismo dos colonizadores que, apesar das dificuldades encontradas, previram um futuro melhor.
Programação dos shows
28 de novembro (sexta-feira) – Show da dupla André & Felipe
29 de novembro (sábado) – Show com Murilo & Romário e banda Jiraya Uai
30 de novembro (domingo) – Show com a consagrada dupla sertaneja Israel & Rodolffo


Siga a TRIBUNA no Google Notícias