Prefeitos com municípios de até 7 mil habitantes da região se reúnem com Estado para discutir pavimentação

Uma comitiva de prefeitos da região de Campo Mourão participou de encontro nesta semana, no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, com o Secretário de Estado das Cidades do Paraná (SECID) Eduardo Pimentel. Na pauta: Programa do Governo do Paraná, que pretende pavimentar 100% dos municípios com até 7 mil habitantes até 2025.

Estiveram na reunião os seguintes prefeitos e vice-prefeito:

  • Joel Buscariol, de Boa Esperança;
  • Ismael Deznovski, de Janiópolis;
  • Akio Abe, de Quarto Centenário;
  • Leonardo Romero, de Quinta do Sol;
  • José Carlos de Souza, vice-prefeito de Altamira do Paraná;
  • Neno Molina, de Fênix;
  • Alexandre Donato, prefeito de Corumbataí do Sul e presidente da Comcam.

A reunião fez parte de uma série de encontros com 160 prefeitos com cidades com até 7 mil habitantes. O objetivo foi detalhar aos gestores municipais o programa do governo que prevê o asfaltamento nestas cidades. Na Comcam, vários municípios deverão ser beneficiados pela iniciativa.

Além da pavimentação asfáltica, o projeto prevê a construção de calçadas com acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência física, e iluminação em led e sistema de drenagem. O projeto deve começar já nos primeiros meses deste ano, conforme a SECID.

Para os prefeitos, a iniciativa do Governador Ratinho Jr. é ‘inovadora’ e tem potencial de ajudar os pequenos municípios a se desenvolverem economicamente. “Um município 100% pavimentado traz mais conforto e qualidade de vida aos seus moradores e atrai novas empresas. É um projeto inovador”, elogiaram.

Para que o projeto seja colocado em prática, os municípios precisam estar em conformidade com a legislação, além de poderem captar financiamentos nos bancos públicos. Para isso acontecer, é preciso que os municípios estejam de acordo com as normas urbanas, com planos diretores organizados. “Além de levar asfalto, tira as pessoas do barro, traz mobilidade”, disseram os gestores.