Prefeitos e técnicos de municípios da região participam de capacitação
Prefeitos e técnicos de pelo menos 40 municípios da Comcam e de outras regiões do Paraná participam nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de um curso de capacitação na sede da Comcam, em Campo Mourão, com o tema: “TransfereGov, gestão de projetos elaborados em BIM”. O curso é promovido numa parceria entre a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Consórcio do Desenvolvimento dos Municípios da Região da Comcam (Condescom), Associação de Municípios do Paraná (AMP), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Rede de Parcerias.
O curso tem como objetivos: a capacitação dos gestores e técnicos municipais, promovendo inovação, eficiência e sustentabilidade na administração pública; debater melhorias nos processos administrativos e indicadores regionais; capacitar gestores e técnicos para o uso eficiente de sistemas governamentais estratégicos; e compartilhar experiências, boas práticas e soluções eficazes na implementação de políticas públicas. “O intuito é orientar os participantes sobre as transferências de recursos da União aos municípios”, destacou o presidente do Condescom, Fábio D’Alécio, prefeito de Ubiratã.
D’Alécio disse que o encontro coloca Campo Mourão e região em “evidência”, trazendo ao município prefeitos e técnicos de vários municípios do Paraná, representantes da Caixa Econômica Federal, do governo federal, entre outros. “Este tipo de capacitação propicia o compartilhamento de informações técnicas que vão fazer com que os recursos públicos do governo federal cheguem aos municípios de forma mais rápida, com mais eficiência, com mais qualidade na execução dos projetos, e na satisfação da população das cidades”, resumiu.
O presidente da Comcam, Same Saab, prefeito de Iretama, comentou que a capacitação é o momento de os municípios sanarem dúvidas quanto às transferências e elaboração de projetos. “Estamos no início do ano, início das transferências de emendas parlamentares, das transferências de outros recursos e o lançamento do novo ciclo do PAR (Programa da Área da Educação), que planeja a educação para os próximos quatro anos. Deste modo, temos também o Lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que vai impactar na elaboração de projetos aos municípios. Nestes dois dias, todos estes temas serão abordados em palestras e rodas de conversa entre os gestores e técnicos”, ressaltou ao lembrar que o maior volume de recursos está nas esferas do governo estadual e federal e esses recursos não chegam aos municípios se não tiverem projetos bem elaborados.
O coordenador da Rede Parcerias, Renato de Lima Correia, frisou que o Condescom assinou um termo de cooperação com o Ministério da Gestão, Inovação e Serviços Públicos do Governo Federal, que está propiciando a capacitação aos municípios.
“Temos mais 150 técnicos dos municípios com seus respectivos gestores participando. O evento traz um aprimoramento para a gestão pública dos municípios, dentre eles, o TransfereGov, elaboração de projetos e gestão de projetos”, frisou. Correia disse que, durante os dois dias de encontro, os técnicos municipais serão qualificados e, consequentemente, os municípios terão mais eficácia na captação de recursos. “Isso fará com que as políticas públicas lá na ponta para as pessoas que realmente precisam sejam efetivadas muito mais rápidas”, resumiu.
Ele destacou que o treinamento conta com representantes da Confederação Nacional dos Municípios, Associação de Municípios do Paraná, Caixa Econômica Federal, pessoal do quadro técnico do Condescom que elabora os projetos aos municípios e a presença do Ministério da Gestão, Inovação e Serviços Públicos do Governo Federal.