Prefeitura de Barbosa Ferraz tem seis cemitérios para cuidar

A rotina de trabalho dos servidores da Secretaria Municipal de Obras de Barbosa Ferraz nas últimas semanas esteve concentrada nos cuidados para deixar os cemitérios em ordem para receber os visitantes neste sábado, Dia de Finados. É que o município tem seis cemitérios: além da sede, é preciso cuidar também dos “campos santos” nos distritos de Ourilândia (18 km), Bourbônia (36 km), Pocinho (13 km), Tereza Breda (15 km) e Paraíso do Sul, 40 km.

“Nosso município é grande em extensão territorial e a equipe da Secretaria de Obras é pequena. Em razão da distância da sede o simples cuidado rotineiro com os cemitérios já exige um investimento maior que nos demais municípios”, observa o prefeito Edenilson Miliossi.

Durante as duas últimas semanas o esforço das equipes foi concentrado em serviços gerais de limpeza, desde poda de árvores, roçadas, corte de grama e pintura. No cemitério da sede, além de preparar espaço para estacionamento visando o Dia de Finados, é a prefeitura também que prepara o local de celebração da missa, para a qual é montada uma tenda. 

Embora não tenham grande movimento, os cemitérios dos distritos também recebem sepultamentos e, no Dia de Finados, muitos visitantes. No distrito de Bourbônia, o muro do cemitério caiu no início do ano e teve que ser reconstruído. Os cemitérios de Pocinho e Tereza Breda não têm muros. “Aos poucos estamos executando as melhorias conforme nossas condições”, acrescenta o prefeito. 

O cemitério da sede, além da capela mortuária para velórios, conta com alas onde estão sepultados a maioria dos ex-prefeitos falecidos, outra com os primeiros moradores, um setor para sepultamento de padres e até um espaço reservado para não católicos (caso haja essa opção da família).