Prefeitura faz instalação de bombas e caixas d’água para abastecimento de comunidade rural

Enquanto a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) não libera projeto para instalação de um sistema completo de abastecimento de água potável para as cerca de 130 famílias do Assentamento Muquilão, na comunidade Junqueira, a prefeitura de Iretama instalou com recursos próprio bombas e caixas d´água para aliviar o sofrimento dos moradores.

O assentamento existe há mais de 20 anos, porém até hoje não tem água encanada. De acordo como prefeito do município, Wilson Carlos de Assis (PP), dois poços já estão perfurados no local, mas faltava a instalação das bombas e caixas de água.

“O projeto está em análise junto a Funasa e Sanepar. Como a demora é muito grande e as famílias vêm sofrendo com a falta de água  o município resolveu fazer com recursos próprios”, comentou o prefeito. O projeto para o sistema de abastecimento da comunidade pela Funasa é de R$ 980 mil.

De acordo com Assis, a prefeitura gastou cerca de R$ 50 mil entre a compra das bombas, caixas, canos e materiais elétricos. “As bombas ficarão instaladas até a liberação do projeto que deve sair ano que vem”, falou. Segundo o gestor, as famílias vinham pegando água em minas e rios da região.

Para garantir mais conforto, a prefeitura deixou à disposição, exclusivamente da comunidade, um caminhão pipa para levar água até as residências. Para isso reformou um caminhão pipa antigo. Outro caminhão pipa zero quilômetro fica na sede do município. “Todo dia o caminhão tinha que rodar quase 50 quilômetros para pegar água na cidade e levar até lá. Agora vai ficar no assentamento, à disposição das famílias. Isso vai gerar economia também”, falou.

O motorista do veículo vai todo dia de manhã até a comunidade de moto e retorna à tarde ao município. De acordo com o prefeito, moradores que quiserem, podem também puxar ligação de água até as suas casas por conta própria.