Prefeitura reinaugura Museu Caminhos de Peabiru na sexta-feira
A prefeitura de Peabiru reinaugura na próxima sexta-feira (6), o Museu Caminhos de Peabiru. A solenidade de inauguração está prevista para as 17 horas, com a presença do deputado Federal Rubens Bueno (Cidadania), que destinou emenda no valor de R$ 250 mil para a reforma.
“O museu é um ponto cultural importante que quase foi fechado em outros tempos. Mas depois de um intenso trabalho em ajustes no projeto inicial de reforma pela equipe de engenharia, estaremos reabrindo à comunidade na sexta-feira”, comentou o prefeito da cidade, Julio Cézar Frare.
O diretor de Cultura de Peabiru, Arléto Rocha comentou que o museu ficou mais moderno e amplo, segundo ele, o prédio foi totalmente remodelado com acessibilidade. “E mais que a história local, o museu abriga a história regional contada com esmero, com ênfase aos Caminhos de Peabiru”, falou ele.
Para a reforma, todo o acervo do museu foi removido temporariamente para a Casa da Cultura da cidade. Durante a reforma, o local ficou fechado para visitações. Segundo Rocha a reforma era necessária e já vinha sendo esperada há algum tempo. “Nós temos toda essa rica história de Peabiru e região e vamos poder tornar mais aconchegante a recepção aos alunos e pesquisadores. E também dentro dessa reforma implantamos acessibilidade, guias para cegos e leitura em braile nos objetos”, afirmou.
Segundo ele, com a reformar, o museu da cidade está entre os melhores do interior do Paraná. Ele disse que o prédio é tombado, ou seja, suas características não foram modificadas com a reforma. “Mantivemos as características originais do imóvel como desenho da construção, janelas, esquadrias, entre outras”, informou.
O museu foi construído na década de 50, era na verdade uma casa utilizada por juízes que vinham trabalhar na Comarca. Na época, Peabiru era a grande comarca da região de Campo Mourão. Os juízes vinham à região para trabalhar, mas não tinham casa para morar. Então a população se reuniu entre 1954 e 1955, doou materiais e construiu a primeira casa de alvenaria da cidade, que hoje é o Museu.
O prédio foi passado ao Estado, mas em 2007 devolvida ao município, passando a ser Museu Caminhos de Peabiru. Rocha estima que o acervo do Museu tenha em torno de 3 mil peças, desde utensílios domésticos, móveis, fotos, artefatos arqueológicos, moedas, dinheiro, livros, entre outros.
“É um acervo grandioso que retrata bem a história da nossa cidade e região”, falou. Ele disse que como Peabiru já foi um dos maiores municípios do Paraná, atraiu moradores de diferentes regiões do mundo, como palestinos, africanos, japosenes, italianos, e espanhóis, que foram deixando suas marcas, que hoje estão no Museu. “É um acervo muito rico e conta toda a história da nossa cidade, região, e retrata também um pouco da história do Paraná”, afirmou.
Serviço
O Museu Caminhos de Peabiru é visitado principalmente por pesquisadores e estudantes de escolas municipais e estaduais de toda a região, inclusive de Maringá. Ele está localizado na Avenida Doutor Didio Boscardin Bello, 977. O telefone para mais informações é (44) 9. 9975-8280

