Programa Agrinho leva alunos de Peabiru à vivência prática com robótica na Unespar/Campo Mourão

Uma turma Infantil 5, formada por 14 alunos, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Paula, de Peabiru, conheceu recentemente o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Durante a visita, os estudantes participaram de uma aula de robótica e programação.

A iniciativa faz parte de um projeto pedagógico desenvolvido pelas professoras Jaqueline Costa (regente) e Tacyani dos Santos (auxiliar), que integra o Programa Agrinho 2025, com o título “Energia Sustentável – Atitude Consciente para um Mundo Diferente!”. A atividade teve como objetivo utilizar a robótica na educação infantil como ferramenta de aprendizagem e criatividade.

Durante a visita à instituição, os estudantes e as docentes foram atendidos pelo coordenador do laboratório, professor doutor Wellington Hermann, assim como graduandos do curso de Matemática que atuam no espaço. No local, eles tiveram acesso a jogos e materiais pedagógicos, muitos deles produzidos por meio de impressão 3D.

Atividade teve como objetivo utilizar a robótica na educação infantil como ferramenta de aprendizagem e criatividade

Na aula, foi feita uma demonstração de um robô ativado por controle remoto. “As crianças ficaram encantadas e, uma a uma, puderam usar o controle, movimentando o robô por todo o espaço, algumas até apelidaram de ‘Robô Aranha’”, disse a professora Jaqueline.

Em seguida, as crianças participaram de uma atividade de programação, montando um semáforo com conectores e pequenos LEDs, que acendem alternadamente por meio de um controle. Para encerrar, os alunos brincaram com um circuito elétrico e participaram de uma “Corrida de LED”. Segundo as docentes, uma das intenções da experiência foi demonstrar que as novas tecnologias podem ser exploradas desde cedo no processo de ensino-aprendizagem.

Jaqueline explicou que a relação da intervenção extraclasse com o projeto se deu por meio do ensino da energia elétrica considerando suas dimensões ambiental, econômica, social e cultural. “O uso da energia no futuro está diretamente ligado ao avanço da tecnologia e à busca por soluções mais sustentáveis e eficientes”, disse a professora, ao acrescentar a importância de, nos próximos anos, a geração e o consumo de energia serem cada vez mais limpos, inteligentes e integrados a inovações.

No local, os alunos tiveram acesso a jogos e materiais pedagógicos, muitos deles produzidos por meio de impressão 3D, como um robô ativado por controle remoto

Para ela, a oportunidade oferecida pela Unespar foi relevante para os alunos na medida em que reforçou, com demonstrações práticas, o uso de recursos tecnológicos na educação infantil, integrando o digital ao cotidiano das crianças e fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Motivação do tema

Jaqueline comentou que a escolha do tema abordado no projeto foi motivada por uma visita com a turma em um parquinho público em Peabiru. Na ocasião, algumas crianças se aproximaram de um painel com diversos interruptores que estavam sem proteção, o que gerou curiosidade.

Diante do interesse despertado nos alunos, as professoras resolveram explorar o tema e ampliá-lo em um projeto. Para isso, foram desenvolvidas ações educativas para estimular experiências interativas com o mundo da energia, tanto no campo quanto na cidade.

“Ensinar desde cedo sobre as diferentes formas de energia renovável, como solar, eólica e hidrelétrica, é essencial para que as crianças compreendam, de forma lúdica e significativa, como a natureza pode nos oferecer recursos que influenciam no desenvolvimento da sociedade”, falou a professora.

Além da visita técnica, a turma também desenvolveu atividades como pesquisas, experimentos, passeios, jogos, brincadeiras e outras, visando também trabalhar as 17 metas definidas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Visita fez parte de um projeto pedagógico desenvolvidos com a turma de educação infantil que integra o Programa Agrinho 2025

Agrinho

O Agrinho é considerado o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR PR, criado em 1995 e implantado em 1996 no Paraná. Anualmente, mobiliza cerca de 800 mil alunos e 50 mil professores, abrangendo todas as faixas de ensino – da educação infantil à educação especial – em 399 municípios.

O encerramento dessa, que será a 30ª edição do programa, acontecerá durante uma cerimônia no dia 20 de outubro, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O evento deve reunir cerca de 4 mil pessoas, entre alunos, pais, professores, diretores, representantes da comunidade escolar e autoridades.

O Agrinho 2025 premiará estudantes e professores com notebooks, smartphones, tablets e até carros. A divulgação dos premiados no site do Sistema FAEP (sistemafaep.org.br/agrinho) está prevista para ocorrer na primeira quinzena de setembro.

O laboratório atende tanto a comunidade interna da universidade quanto externa, com demonstrações de atividades tanto de robótica quanto envolvendo matemática

Laboratório de Matemática da Unespar

O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) da Unespar de Campo Mourão é um órgão vinculado ao Colegiado de Matemática do campus. De acordo com o coordenador, o LEM atende tanto à comunidade interna da universidade, com aulas e pesquisas sobre materiais didáticos manipulativos para o ensino de matemática, quanto à comunidade externa, com cursos e oficinas para a formação matemática de professores e estudantes da educação básica.

Durante as visitas, são feitas apresentações e desenvolvidas atividades tanto de robótica quanto envolvendo matemática. O laboratório tem um grande acervo de materiais didáticos para o ensino de matemática e, desde 2023, conta com uma impressora 3D e com kits de robótica educacional. “A última aquisição de equipamento foi uma máquina de corte laser, que está sendo utilizada para criar materiais didáticos para o ensino de matemática e para o projeto de robótica educacional”, disse o professor Wellington.

No espaço, também são desenvolvidos projetos de robótica educacional e de ensino de matemática com materiais manipulativos. “No âmbito desses projetos, são ofertados cursos e oficinas de robótica educacional, de utilização de materiais manipulativos para o ensino de matemática, de fundamentos da impressão 3D e sobre matemática básica”, informou.

Serviço

Os interessados em acompanhar as ações desenvolvidas no LEM e agendar visitas podem entrar em contato pelo perfil do Instagram: @lem_unespar.